terça-feira, 19 março, 2024
spot_img

Transparência e acesso à informação são temas de curso no Poder Judiciário

Já está disponível, na plataforma do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJud) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o “Curso de Aprofundamento em Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública”. Destinado a servidores e colaboradores dos órgãos do Poder Judiciário, principalmente os que atuam em Ouvidorias Públicas, a iniciativa tem o objetivo de promover um debate crítico sobre a transparência na administração pública. Os interessados podem se inscrever na página de Ensino a Distância do CNJ.

A realização do curso, que vai debater questões atuais e os desafios envolvendo a transparência na administração pública, marca os 10 anos de vigência da Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei n. 12.527/2011). Com carga horária de 10 horas/aula, o treinamento é oferecido de forma autoinstrucional na modalidade a distância. Receberão a certificação os participantes que tiverem aproveitamento igual ou superior a 70% nas avaliações de aprendizagem e responderem à avaliação do curso.

Além do histórico da implementação da LAI, ao longo do curso serão abordados conceitos e princípios fundamentais sobre a transparência na administração pública. O conteúdo programático é dividido em quatro módulos que têm como objetivo estimular reflexões sobre a relevância do tema para a construção do Estado Democrático de Direito.

O Módulo 1 tem como tema “Democracia, controle social, acesso à informação e transparência pública”; “Princípios estruturantes da Lei de Acesso à Informação”, é o tema do Módulo 2; o Módulo 3 abordará o “Objeto do direito de acesso à Informação”; e, no Módulo 4, o tema é “Restrições ao direito de acesso a informações públicas”.

O conteúdo do “Curso de aprofundamento em Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública” foi elaborado pelo doutor em direito, Estado e constituição pela Universidade de Brasília (UnB) Márcio Camargo Cunha Filho. Ele é professor adjunto do curso de graduação em direito, professor colaborador do mestrado acadêmico em direito constitucional e professor do MBA em jornalismo investigativo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa (IDP).

Ceajud 

O Ceajud e uma unidade do CNJ vinculada à secretaria Especial de Programas, Pesquisas e Gestão Estratégica (SEP). Criado pela Resolução n. 111/2010, ele coordena e promove, em conjunto com os tribunais, a educação corporativa dos servidores da Justiça. Também atua na formação de multiplicadores e na qualificação profissional voltada para o aperfeiçoamento dos serviços judiciais e para concretização dos objetivos estratégicos do Poder Judiciário.

Texto: Jeferson Melo
Edição: Thaís Cieglinki

Foto/Crédito: Images of the Supreme Federal Court building in Brasília DF, Brazil, designed by Oscar Niemeyer. August 19, 2018.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?