Imprimir

VITÓRIA: Assessoria Jurídica do Sindjuf- PA/AP consegue converter aposentadoria com proventos proporcionais para integrais

Publicado em JURÍDICO

“Aposentar proporcionalmente um servidor com grave moléstia, significa puni-lo por estar doente, o que configura um verdadeiro absurdo”

A Assessoria Jurídica do Sindjuf-PA/AP, representada pela advogada Dra. Lara Iglezias, conseguiu reverter a situação de um servidor aposentado do TRE-PA, acometido de doença grave e incurável. O servidor possuía aposentadoria com proventos proporcionais, mas por meio da atuação da Assessoria Jurídica do Sindicato, mediante decisão da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Pará, o servidor conseguiu o direito a aposentadoria com proventos integrais.

De acordo com a Dra. Lara Iglezias, além da conversão, a ação também exigiu o pagamento das diferenças devidamente corrigidas, a contar do início da aposentadoria. O pedido foi deferido plenamente pelo magistrado, responsável por corrigir mais essa injustiça.

“Acertou o magistrado que combatendo injustiça como esta, oferece sua decisão como exemplo, criando jurisprudência a trabalhar a favor dos servidores”, garante a advogada.

Segundo ela a maior dificuldade em ações como essas está no fato da moléstia que ocasionou a aposentadoria não está elencada no rol do §1º, do art. 186, da Lei 8.112/1990.

“Uma grande parte dos magistrados tende a adotar a listagem de doenças como sendo taxativas, apesar de diversas decisões dos tribunais superiores já terem se posicionado em sentido contrário, tratando-a como exemplificativa.”

A advogada fala da importância de uma vitória como essa para o Sindicato. “A representatividade de uma vitória como essa para o Sindicato, como representante da categoria, é o fato de ser combatida a injustiça de se aposentar com proventos proporcionais um servidor que dedicou anos da sua vida ao trabalho e agora, por estar acometido de moléstia grave, resta incapacitado para o trabalho. Aposentar proporcionalmente um servidor assim, significa puni-lo por estar doente, o que configura um verdadeiro absurdo”.

De acordo com a Dra. Lara apesar da sentença ainda estar sujeita à reexame, a revisão do valor do benefício de aposentadoria do servidor ocorrerá em 60 dias, a contar da intimação da União, já que a decisão deferiu a antecipação dos efeitos da tutela pleiteada.

Mais uma vitória dos trabalhadores do Poder Judiciário Federal a ser comemorada!

Processo número: 2009.39.00.010829-0

Fonte: Imprensa Sindjuf- PA/AP

Comentários   

 
#3 José Carlos Ferreira 06-06-2017 22:18
É muito muito bom saber que temos uma advogada e zelosa. Dra. Lara sempre gentil e atenciosa - receba o meu muito obrigado.
Gostaria de saber em que pé está o meu processo sobre o retroativo de integralidade salarial.

Zé Carlos
Citar
 
 
#2 José Carlos Ferreira 06-06-2017 22:03
É muito bom saber que temos uma advogada competente e zelosa, Dra. Lara, sempre gentil e atenciosa - meus agradecimentos.
Gostaria de saber, em que pé está o desfecho do meu processo, também trata-se de integralidade salarial face aposentadoria proporcional.
A Sra. já conseguiu a integralidade, pelo que sou muito grato pela sua dedicação, entretanto, estou aguardando o retroativo.
Zé Carlos
Citar
 
 
#1 Alair Ferreira 10-03-2016 12:41
Bom dia,

Parabéns pela conquista, sabemos que não foi fácil reverter para integral esta aposentadoria, porém demonstra a importância da representação sindical na luta dos direitos dos seus filiados.
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Full Reviw on best bokkmakers by http://artbetting.net/
Download Premium Templates
Bookmaker No1 in The UK - William Hill by w.artbetting.net
SINDJUF-PA/AP
SEDE: Rua Bernal do Couto, 1089 - Umarizal
CEP: 66.055-080 - Belém/PA
Fones: (91) 3241-6330 / 3241-6300 / 0800-280-7969
Emails:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Site Assessoria Jurídica do SINDJUF-PA/AP:
www.itdp.adv.br / www.facebook.com/itdpadvocacia
SUBSEDE: Rua Novo Horizonte, 404 - Santa Inês
CEP: 68.901-510 - Macapá/AP
Fones: (96) 3225-1308
Emails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Venha para o Sindicato. Filie-se e faça parte desta luta!