Imprimir

Reforma da Previdência é tema de debate em evento realizado em Macapá

Publicado em Destaque

Como parte da mobilização contra a Reforma da Previdência e em comemoração aos seus 20 anos, o Sindjuf-PA/AP promoveu no dia 08 de fevereiro, em Macapá, o evento “Reforma da Previdência: Dialogando com parlamentares”, que teve o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre o Projeto que compromete a aposentadoria da maioria dos brasileiros. Foi no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Macapá que o Sindjuf-PA/AP recebeu a categoria, estudantes e membros de outras entidades para debater a Reforma.

Para falar sobre o tema foram convidados todos os parlamentares da bancada Amapaense, sendo que apenas a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP) e os senadores Randolph Rodrigues (REDE-AP) e João Capiberibe (PSB-AP) compareceram ao evento. Como convidado do Sindicato, compôs a mesa, junto aos parlamentares, o professor da UFPA, doutor em economia, Cláudio Puty, que apresentou dados de um estudo feito por ele em parceria com a economista Denise Gentil que contesta o discurso do governo de que a Previdência Brasileia é deficitária.

Previdência: Reformar para excluir?

O professor falou da política neoliberal de redução da atuação do estado e disse que “A ideia principal de Temer é de que os gastos sociais quebraram o país, pois durante anos se gastou muito com bolsa família, saúde e previdência e que agora terá que começar a cortar gastos.”.

Puty também falou da criminalização do estado, como uma forma de desestimular a população a se interessar por assuntos políticos; uma estratégia que faz com que o cidadão seja menos participativo nas decisões do seu país. “Eles pegam casos de corrupção e tentam criminalizar todo o estado, generalizam os casos para demonizar o estado”., analisa ele.

Puty é um dos organizadores da publicação “A Previdência Social em 2060: As inconsistências do Modelo de Projeção Atuarial do Governo Brasileiro”, patrocinado pela ANFIP (Associação Nacional do Auditores Fiscais da Receita Federal). Para obter maiores informações sobre a palestra do professor Puty e os dados apresentados por ele acesse aqui a produção.

Parlamentares falam sobre Previdência

Os parlamentares falaram da correlação de forças no Congresso. A deputada Janete lembrou das demais reformas promovidas pelo Governo, que fazem parte de um programa de corte de direitos dos trabalhadores, entre elas a Reforma Trabalhista que já é uma realidade.  

Ao fazer declarações sobre a Previdência, o Senador João Capiberibe falou da preocupação com o futuro dos idosos do país, caso a Reforma seja aprovada. Capiberibe também falou do problema da Desvinculação da Receita da União (DRU), que desvia recursos da Previdência para outras finalidades (Entenda o que é a DRU). Além disso, lembrou dos bilhões destinados aos juros da dívida financeira do país.

O Senador Randolph falou que essa Reforma não foi referendada no Congresso, por isso o Governo encontra dificuldades para aprovar o projeto na Câmara, pois não possui votos favoráveis suficientes. Ele também apresentou dados da Receita Federal que demonstram os atuais devedores da Previdência Social, que acumulam 426 bilhões de reais, quantia três vezes maior que o suposto déficit da Previdência. O Senador também relatou que essas informações denunciam que os principais devedores são instituições financeiras. (conheça aqui os devedores da Previdência)

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Full Reviw on best bokkmakers by http://artbetting.net/
Download Premium Templates
Bookmaker No1 in The UK - William Hill by w.artbetting.net