terça-feira, 23 abril, 2024
spot_img

SINDJUF-PA/AP na luta unificada com o Fórum Amapaense em Defesa dos Serviços Públicos

O representante de Base do SINDJUF-PA/PA, Michel Melém, servidor da JF-AP, representou o sindicato na reunião virtual que contou com a presença de representantes dos Fóruns Estaduais em Defesa do Serviço Público, centrais sindicais e representantes de outras entidades. A reunião aconteceu na manhã dessa quarta-feira (14) e discutiu temas relacionados à conjuntura política, privatização de importantes e históricas empresas da administração pública, e a construção dos próximos passos da luta em defesa dos direitos da sociedade brasileira.

Reforma e privatização desmancham a rede de proteção social

Durante a análise de conjuntura, os participantes trataram sobre a Reforma Administrativa, PEC que destrói as relações funcionais dos trabalhadores públicos e desmancha a rede de proteção social proporcionada pelo Estado. O debate também abordou o processo de entrega das estatais brasileiras ao capital privado, em especial o internacional, que vem retirando do Estado a atuação estratégica de desenvolvimento socioeconômico e impondo uma lógica de lucro privado em detrimento da boa e regular prestação de serviços à sociedade.

União de servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada

Os debates convergiram para a necessidade de construção unitária da luta entre todas as categorias do serviço público e também dos trabalhadores da iniciativa privada.

Cenário de ataques exige resposta à altura

Nas falas dos participantes foi enfatizado o cenário de ataque maciço e generalizado aos direitos sociais do trabalho, chegando-se a conclusão de que somente a resposta de mesma envergadura poderia ter chance de êxito.

Calendário de lutas

Ao final da reunião, os presentes resolveram acatar a sugestão de calendário que já vinha sendo construído por outras entidades, com destaque para os encaminhamentos estabelecidos durante a Reunião Ampliada da Fenajufe, ocorrida no dia 10 de outubro. Sendo assim, agendaram para o dia 24 de outubro uma grande plenária de base, com ampla participação das categorias e da sociedade.

Criação de grupo de trabalho

Os participantes deliberaram pela criação de um grupo de trabalho, com representantes das centrais, estatais, servidores federais, estaduais e municipais, que ficará responsável por estabelecer a condução da Plenária e sistematizar os encaminhamentos que deverão ser apresentados até o dia 21 de outubro.

Dia Nacional de Luta

Foi destacada, ainda, a necessidade de construção em todos os Estados do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público e das Estatais, marcado para o dia 28 de outubro. Os presentes deliberaram também a incorporar o encaminhamento da ampliada da Fenajufe de se construir um dia nacional de paralisação, em dia a ser definido, como passo para uma grande greve geral.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?