No próximo sábado, 7 de setembro, Belém será palco da 30ª edição do Grito dos Excluídos, uma mobilização nacional que ocorre anualmente em vários estados do Brasil. O evento, que tradicionalmente acontece no Dia da Independência do Brasil, busca trazer para as ruas a voz e os anseios das pessoas marginalizadas pela sociedade.
Com o tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Todas as Formas de Vida Importam. Mas Quem se Importa?”, o Grito dos Excluídos é uma plataforma para protestar contra as desigualdades sociais e cobrar do Estado políticas públicas que promovam a inclusão social e econômica, protejam o meio ambiente e combatam a fome.
O Grito dos Excluídos tem suas raízes na 2ª Semana Social Brasileira promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada entre 1993 e 1994. Desde então, o movimento tem se consolidado como um espaço de articulação popular para a defesa dos direitos e a denúncia das injustiças provocadas por um sistema que exclui e degrada.
Em Belém, a manifestação começará às 8h, com concentração no Boulevard da Gastronomia, em frente à Estação das Docas. O ato seguirá pelo Ver-o-Peso até a Praça Dom Pedro II.