terça-feira, 30 abril, 2024
spot_img

ABC da Cidadania: Projeto do TRE Amapá chega em Ferreira Gomes

A Iniciativa visa alfabetizar mais de 200 pessoas do município

Na manhã desta segunda-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) lançou o Programa ABC da Cidadania em Ferreira Gomes. O município, que possui 268 eleitores sem alfabetização, abraçou o projeto ainda no ano de 2021, por meio da assinatura do acordo de cooperação técnica Nº 004/2021. A solenidade de lançamento foi marcada pela presença do Presidente do TRE Amapá, Desembargador Gilberto Pinheiro, prefeito da cidade, João Álvaro Rocha, beneficiados pelo ABC e autoridades.

O ABC da Cidadania – Formando cidadãos e transformando a sociedade atua de maneira a reduzir os índices de analfabetismo eleitoral do município, ampliando a capacidade de participação social e política desses cidadãos.

Para o início das atividades do programa em Ferreira Gomes, foram distribuídos kits escolares aos alunos. O prefeito João Álvaro Rocha agradeceu pela atenção dada aos eleitores do município, afirmando que o ABC da Cidadania beneficiará toda a população.

“Queria agradecer pela implantação desse grande projeto que vem só beneficiar a nossa população, em especial, as pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, que amanhã serão nossos futuros eleitores alfabetizados. Elas vão passar a ter uma nova visão na nossa sociedade e município”, declarou o prefeito.

O presidente do TRE Amapá, educado em escolas públicas de Macapá, comentou sobre a importância de investir na educação, para que os eleitores possam participar de forma ativa das decisões políticas do seu município.

“Este é um momento ímpar para todos nós, trabalhar na educação e o TRE Amapá vem fazendo isto. Sou amapaense, o mais antigo desembargador no Amapá, e tive o privilégio de estudar em escola pública em Macapá, fiz cursos em Belém até chegar aonde cheguei”, relembrou o presidente.

Projeto ABC da Cidadania

Desenvolvido pelo TRE do Amapá, a meta principal do ABC da Cidadania é alfabetizar pelo menos 50% do eleitorado do estado, nas faixas etárias de 16 a 35 anos e acima de 80 anos. Para os eleitores entre 35 a 79 anos, a finalidade é uma redução de 30% de analfabetismo.

Todos os eleitores que participam da capacitação recebem diploma e um novo título de eleitor, no qual será retirada a ressalva “Não Alfabetizado” e o espaço preenchido com a assinatura do cidadão.

Macapá, AP, 10 de janeiro de 2022
Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Central de atendimento ao público do TRE-AP: (96)3198-7504 (Ramal 7504) / (96)98406-5721
Siga-nos nas redes sociais:
Facebook: TRE Amapá
Instagram: @tre_amapa
Twitter: @treamapa
Youtube: Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Portal: www.tre-ap.jus.br
E-mail: ascom@tre-ap.jus.br / carla.botelho@tre-ap.jus.br
Endereço: Av. Mendonça Júnior. Nº 1502
Centro, Macapá – AP, 68900-020
 
Foto/Crédito: ASCOM do TRE-AP
 

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?