Os agentes da Polícia Judicial do TRE do Pará participam desde terça-feira (21) de atividades que integram o conteúdo programático da capacitação Anual prevista no Plano de Ação da Comissão Permanente de Segurança (CPSEG) do Tribunal.
Os servidores iniciaram a programação com aula teórica que abordou as ações de segurança institucional.
Na quinta-feira (23), no estacionamento do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), o grupo participou do curso de Direção Defensiva e Evasiva. As instruções foram repassadas por agentes do Exército Brasileiro e da Polícia Civil.
O agente de Segurança Institucional, Cláudio Silva, falou da importância do curso. “O curso é de fundamental importância. Segurança se faz com aprimoramento e aperfeiçoamento, que só se adquiri, treinando, capacitando, repetindo, com técnicas de atividades marciais, com técnica e habilidade no uso da arma, assim como na conversação, pois, segurança não se faz só com força e nem com violência, mas também com diálogo. Em primeiro lugar somos uma polícia apaziguadora, ou seja, nós trabalhamos para desconstituir o conflito, e isso você adquiri através de treinamento que está sendo feito neste momento com os agentes de polícia judicial da Amazônia.”, disse Cláudio que também ressaltou a valorização do segmento, reconhecido através das resoluções do CNJ e dos tribunais.
Hoje (24), os agentes participaram do curso de prática de tiro. Durante o treinamento os profissionais realizaram uma sequência de 200 disparos de arma de fogo para aperfeiçoar o uso do instrumento e adquirir habilidades no acerto do alvo desejado.
*Foto: Nassif Jordy / Ascom TRE do Pará.