Cerca de 200 servidoras (es) e outras(os) colaboradoras(es) participam da Auditoria da Votação Eletrônica, um ambiente que simula o dia da eleição, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará).
O ciclo de treinamento teve início nesta segunda-feira, 5, e encerra-se na sexta-feira, 9.
O secretário de Auditoria Interna do TRE Pará, Miguel Chicre, explica que o Teste de Integridade é uma simulação de votação realizada de forma pública, aberta e auditada. Usa-se urnas que estavam prontas para uso na Eleição e a votação é feita através de votos em papel, que são armazenados em urna de lona, dessa forma é possível atestar a capacidade da urna eletrônica de registrar com fidelidade os votos nela depositados.
Os testes são encerrados ao final do dia, no mesmo horário de uma votação real, às 17h. O teste permite também a emissão de boletins para verificação das urnas.
Todo o processo é transmitido pelo YouTube do TRE Pará e pode ser acompanhado presencialmente por qualquer cidadão interessado.
Este ano, o Teste de Integridade da Auditoria da Votação Eletrônica ocorre no Ginásio Guilherme Paraense “Mangueirinho”, em Belém, e no Carajás Centro de Convenções, em Marabá.
Fonte: Lais Azevedo / Ascom TRE do Pará / Editado por Sindjuf-PA/AP
Foto: João Pedro Bittencourt / Ascom TRE do Pará