Participaram do ato o juiz eleitoral Dr. Marcus Quintas, o Secretário de Tecnologia da Informação Emanoel Flexa, a promotora de justiça Lindalva Jardina, auditores do Tribunal de Contas da União, além de técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representantes de partidos políticos. As urnas que serão utilizadas na capital Macapá e os equipamentos que irão para o Bailique são os primeiros a serem preparados. A carga das mídias contendo as informações de seções eleitorais, candidatos e eleitores habilitados para votar nesse pleito são realizadas gradativamente em todas as urnas eletrônicas. Em Macapá, serão 455 urnas na 10ª Zona e 669 na 2ª Zona.
Nos municípios de Itaubal e Cutias são 36 e 26 urnas respectivamente. O procedimento segue as orientações da Resolução TSE nº 23.669/2022 e os procedimentos de fiscalização da Resolução TSE nº 23.673/2022. “Esse trabalho é importante, porque demonstra a segurança das urnas eletrônicas. Temos presentes diversos auditores, como o TCU, para acompanhar a cerimônia”, destaca o juiz da 2ª Zona Eleitoral, Dr. Marcus Quintas, sobre a auditoria realizada pelo TCU.
O trabalho de carregamento das urnas da 2ª e 10ª zonas eleitorais deverá ser finalizado até a sexta-feira, 23 de setembro.
O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE Amapá, Emanoel Flexa, explica que, ao final da etapa, as urnas recebem o lacre fabricado pela Casa da Moeda, assinado pelo juiz responsável pela zona eleitoral e pelo Ministério Público Eleitoral.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP)