O TRE do Pará lançou as “Trilhas de Aprendizagem” que reforçam a preocupação do Tribunal com a capacitação do quadro funcional no objetivo de melhorar o desempenho das funções genéricas e gerenciais aplicáveis ao exercício do trabalho cotidiano no Tribunal.
Planejadas e desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação e Desenvolvimento (Codes), por meio da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), ainda no biênio anterior e lançado oficialmente pelo atual presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, durante sessão administrativa, as Trilhas são um conjunto integrado de ações de Treinamento e Desenvolvimento (T e D) que possuem diversificadas formas de aprendizagem das competências requeridas pela instituição para o desempenho atual e futuro do quadro funcional integrado por servidoras, servidores, requisitadas e requisitados, colaboradoras (es), estagiárias e estagiários.
A coordenadora de Educação e Desenvolvimento do TRE do Pará, Ingrid Agrassar, explica que no caso específico do Tribunal “colocamos à disposição de servidoras (es), estagiárias (os) e colaboradoras (es) um rico material de leitura, por meio de e-books complementados com indicações de filmes, séries, livros, músicas, enfim, toda uma multiplicidade de recursos que podem auxiliar e enriquecer a aprendizagem por meio da educação continuada e de sua relação com a arte, com a sociedade e com a cultura”, pontua.
Foram desenvolvidas as Trilhas das Competências Genéricas e Gerenciais e a relevância do material também está no fato de que inclui noções para o dia a dia e colabora para a gestão de pessoas, de grupos e no desenvolvimento do cotidiano de trabalho, seja ele individual ou em equipe.
As competências genéricas são aquelas comuns a todos os servidores e colaboradores do Tribunal, independentemente do seu local de lotação. No TRE do Pará, as competências genéricas são: Comprometimento, Comunicação, Foco no Cliente, Trabalho em Equipe e Visão Sistêmica.
Por competências gerenciais entende-se aquelas que devem ser desenvolvidas pelos gestores para a atuação no papel de liderança junto às equipes de trabalho: Orientação Estratégica, Gestão de Processos, Liderança e Desenvolvimento, Negociação e Tomada de Decisão.
Damares Assunção, da Seção de Treinamento e Desenvolvimento (STD), ressalta que “ao conceber suas trilhas de aprendizagem, o TRE do Pará se propôs a fomentar o processo de formação profissional da instituição, possibilitando às suas colaboradoras e seus colaboradores compreenderem qual o desempenho e o comportamento esperados de cada profissional dentro da organização, de forma que as competências exigidas pelo Tribunal se tornem uma base sólida para a uma melhor prestação jurisdicional à sociedade.
“As trilhas formam caminhos a serem percorridos pelos profissionais de uma organização e induz todo o quadro de funcionários a focar suas ações no que é fundamental para a qualidade do trabalho e seus resultados, possibilitando o crescimento sustentável da organização e das pessoas”, completa.
Vale lembrar que a realização da Trilha Gerencial atende aos preceitos da Resolução TSE nº 22.572/2007 no que diz respeito à necessidade de capacitação para as (os) servidoras (es) ocupantes de funções e cargos de natureza gerencial.
Após completar o conteúdo, a pessoa realiza um teste de conhecimento para concluir oficialmente as Trilhas e garantir a certificação com carga horária de 5h.
As trilhas já estão disponíveis no ambiente de treinamento EaD e podem ser acessadas mediante inscrição com o login e senha do e-mail institucional. O link é o seguinte:
https://moodle.tre-pa.jus.br/moodle/course/index.php?categoryid=11
A carga horária total da Trilha das Competências Genéricas é de 96 horas e das Competências Gerenciais de 148 horas, podendo ser apresentadas para fins de adicional de qualificação.
Fonte: Ascom TRE do Pará.