Marcha acontecerá em Brasília na próxima quarta (22/5). Servidores pedem arquivamento de proposta sobre a reforma administrativa
Servidores e empregados públicos da base da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) participam, na próxima quarta-feira (22/5), da Marcha da Classe Trabalhadora convocada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, em Brasília (DF).
A concentração será a partir das 8h, no estacionamento entre a Torre de TV e a Funarte, no Eixo Monumental.
Além da pauta central, os servidores públicos deverão levar para a marcha as suas reivindicações específicas. Entre elas, destacam-se o arquivamento da proposta de emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa, proposta pela gestão Jair Bolsonaro (PL). Eles alegam que a proposta “destrói os serviços públicos”.
Reuniões com categorias de servidores
Esta semana, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que coordena as negociações com as carreiras, vai realizar novas reuniões de mesas setoriais.
Estão confirmadas reuniões na terça (21/5), da mesa do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE) e planos correlatos, às 11h, e da carreira da Previdência, Saúde e Trabalho, às 16h. A expectativa é de que o governo já possa apresentar retorno da pauta protocolada na última semana.
Servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ciência e Tecnologia tiveram reuniões onde o MGI se comprometeu a apresentar uma proposta remuneratória que as categorias possam avaliar.
Outras carreiras, como as da área ambiental, realizaram assembleias onde a maioria rejeitou proposta do governo e contrapropostas foram enviadas ao governo para reanálise.
Servidores ambientais flexibilizam proposta e pedem retorno do governo
Na semana que vem, servidores do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) terão a instalação de sua mesa setorial no MGI, prevista para quarta-feira (29/5).
Também em junho estão confirmadas instalações das mesas setoriais da Abin (11/6) e da Tecnologia Militar (25/6).