Nesta terça-feira, 13, e quarta-feira, 14 de agosto, a Frente do Serviço Público, em colaboração com o Sinal (Sindicato dos Funcionários do Banco Central) e outras entidades parceiras, lança um twittaço para se opor à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023. A PEC, que prevê a transformação do Banco Central em uma empresa pública, está no centro do debate por suas possíveis implicações para a política monetária e a economia nacional.
A proposta é controversa por sugerir a extinção do quadro de servidores estatutários do Banco Central, substituindo-os por trabalhadores celetistas, o que implicaria a perda da estabilidade no emprego e dos direitos atuais dos funcionários. Esse cenário gera preocupações sobre a segurança jurídica e as incertezas que a PEC poderia trazer para a instituição e seus colaboradores.
A Frente do Serviço Público convoca todos a participarem do twittaço e apoiarem a campanha contra a PEC 65/2023 no X (antigo Twitter). Para se engajar, basta utilizar a hashtag #PEC65NÃO em suas postagens. Além disso, a Frente preparou um “banco de tweets” com sugestões de frases para facilitar a participação.