segunda-feira, 3 fevereiro, 2025
spot_img

Servidores aposentados e pensionistas marcham em Brasília no dia 24 de janeiro em defesa da dignidade e qualidade de vida

Na próxima sexta-feira, 24 de janeiro, Brasília será palco da 2ª Marcha dos Aposentados, um evento que visa reforçar as reivindicações de servidores aposentados e pensionistas, em um ato marcado para as 10h, na Praça dos Três Poderes. A data coincide com a celebração do Dia dos Aposentados, e a marcha tem como objetivo pressionar o Governo Federal a atender as demandas do segmento, buscando garantir o resgate da dignidade e qualidade de vida do segmento.

A mobilização é organizada por diversas entidades representativas do serviço público e destaca a necessidade de revogar a Reforma da Previdência instituída pela EC nº 103/2019. Além disso, uma das principais pautas é a aprovação da PEC 6/2024, que propõe a extinção gradual da contribuição previdenciária para servidores aposentados e pensionistas.

Outro ponto é o acompanhamento do julgamento da ADI 6254 no Supremo Tribunal Federal. A ação questiona a constitucionalidade de dispositivos da Reforma da Previdência de 2019 que impuseram contribuições extraordinárias e alíquotas progressivas para aposentados e pensionistas.

Além das questões relacionadas à previdência, a marcha também busca promover a isonomia entre servidores aposentados e ativos. Em 2024, enquanto os servidores em atividade receberam reajustes, incluindo o aumento no auxílio-alimentação, que passou para R$ 1.000,00, aposentados e pensionistas do Executivo Federal não tiveram qualquer incremento em seus benefícios, o que gerou grande insatisfação.

Principais Demandas para 2025

Entre as principais reivindicações das categorias estão:

  • Equiparação dos benefícios do Poder Executivo aos dos poderes Legislativo e Judiciário;
  • Regulamentação da Convenção 151 da OIT sobre o direito à greve e à negociação coletiva no setor público;
  • Abertura e avanço dos grupos de trabalho reivindicados nas negociações salariais de 2024;
  • Retorno da paridade entres servidores ativos e aposentados ou pensionistas.
  • Abertura de mesas específicas das categorias que reivindicam estruturação e reestruturação de carreiras;
  • Aumento na contrapartida do plano de saúde;
  • Revogação da reforma trabalhista de 2017 e arquivamento definitivo da PEC 65/2023 (novo regime jurídico para o Banco Central) e da PEC 32/2020 (reforma administrativa).

 

Com informações da Fenajufe e Sindsep-DF

Foto: Ascom SINTFUB 

 

1 COMENTÁRIO

  1. É muito bom saber que os aposentados tem alguma
    Perspectiva contudo, faltou entrar na pauta pedir celeridade no pagamento dos precatórios. Muitos aposentados que tem precatórios para receber talvez morram e não recebem seus precatórios. Parece que o estatuto do idoso perdeu a validade quanto a prioridade dos idosos nos processos julgados pela união.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?