Mobilização está prevista para as 15h
Cumprindo as deliberações aprovadas no Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe (CDE), e como mais uma etapa da luta pela recomposição salarial e reestruturação da carreira, a Fenajufe convocou os sindicatos de base a Brasília para ato em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 6 de agosto, às 15h.
De acordo com o ofício enviado às entidades de base, o objetivo do ato é pressionar pela:
- Inclusão de recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 — considerando que agosto é o mês em que o STF formaliza sua proposta orçamentária ao Congresso Nacional;
- Reivindicar o reajuste de 15,93% (proposta de 5% no Vencimento Básico + Gratificação de Atividade Judiciária de 165%, apresentada no Fórum de Carreira.
- Cobrar o compromisso do STF com a discussão da reestruturação da carreira, para além do Projeto de Lei do adicional de qualificação (AQ), PL 3084/25.
O ato foi aprovado durante a reunião do CDE no início de junho; já em nova reunião na última segunda-feira (14), foi aprovado, por maioria, a importância de intensificar a luta pela aprovação do PL 3084/25, com implementação imediata a partir de janeiro de 2026.
Foi aprovado, ainda, a mobilização da categoria como prioridade e que a direção da Federação convoque nova reunião do CDE ou Ampliada — caso surja fato novo ou proposta que deva ser levada às entidades para submeter à base da categoria.
A Fenajufe reitera que somente com unidade e forte mobilização a categoria sairá vitoriosa das lutas apresentadas e orienta ampla participação dos sindicatos no ato do dia 6 de agosto para pressionar o Supremo pelo reajuste e reestruturação da carreira.