A Federação solicitou apoio pelo adicional de qualificação aos deputados Reimont, Lindbergh Farias, Chico Alencar e à Liderança do PT
Nestas quarta e quinta-feiras (6 e 7), a Fenajufe intensificou a mobilização no Congresso Nacional pela aprovação do Projeto de Lei nº 3084/2025, que trata do adicional de qualificação (AQ) para servidores e servidoras do Judiciário Federal. O PL altera a Lei 11.416/2006 — que dispõe sobre a carreira dos servidores do PJU — para atualizar os critérios e percentuais do AQ, com o objetivo de aperfeiçoar a política de valorização dos servidores.
O requerimento de urgência ao PL nº 3030/2025 foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no último dia 24 de julho, pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), e assinado, ao todo, por 22 líderes partidários.
Entenda, na prática, as mudanças propostas pelo PL 3084/2025 no infográfico da Fenajufe:
► Clique aqui!
Agora, a Federação avalia junto aos parlamentares que apoiam a pauta dos servidores, qual é a melhor estratégia política diante da atual conjuntura do Congresso: se é pautar o PL diretamente no plenário ou analisá-lo nas comissões. De qualquer forma, é necessário que o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, e as lideranças dos partidos entrem em consenso para que o PL seja não somente pautado, mas aprovado, por isso a Fenajufe segue mobilizada.
Ontem (6), a Federação esteve reunida com o deputado Reimont (PT-RJ). Na ocasião, o parlamentar se comprometeu com a Fenajufe a tentar abrir uma agenda com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos), para tratar da demanda.
Participaram da reunião as coordenadoras Soraia Marca e Juliana Rick, o coordenador Edson Mouta, a advogada da Assessoria Jurídica Nacional (AJN – Cezar Britto Advocacia), Larissa Awwad, e a presidenta do Sisejufe/RJ, Lucena Pacheco.
Veja o informe com o deputado:
Dando continuidade ao trabalho de mobilização, a Fenajufe esteve na manhã desta quinta-feira (7) na Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados. Estiveram na agenda a coordenadora Soraia Marca e o coordenador Fábio Saboia, acompanhados da representante do Sisejufe/RJ, Lucena Pacheco.
Eles foram recebidos pela assessora Clara Lins, que afirmou que o partido está acompanhando o tema, por se tratar de um projeto importante, já que visa valorizar os servidores e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço prestado à população — e que o PL deve ser discutido na próxima reunião de líderes.
Logo depois, a Federação conversou com os deputados Chico Alencar (PSol-RJ) e Lindbergh Farias (PT-RJ) e solicitou apoio pela aprovação urgente do PL 3084/2025. Veja os recados dos parlamentares:
Paralelo à mobilização no Congresso pela aprovação do PL 3084/2025, a Fenajufe tem atuado junto aos órgãos do PJU pela inclusão de recursos na proposta orçamentária de 2026 (Projeto de Lei Orçamentária Anual), cuja janela de envio se encerra no final do mês. O Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive, tem até 23h59 de hoje para analisar a proposta orçamentária para o exercício de 2026.
Por fim, a Fenajufe reforça o seu chamado aos sindicatos de base para que enviem representantes à Brasília nos próximos dias 12 e 13 de agosto para fortalecerem a mobilização pela implementação do adicional de qualificação e demais pautas dos servidores.
Fonte: Fenajufe