quinta-feira, 21 agosto, 2025
spot_img

Ranking da Transparência 2025 tem 19 tribunais com pontuação máxima

Os tribunais que se destacaram no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2025 foram reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta quarta-feira (20/8). O resultado final da avaliação foi anunciado durante a 2ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), realizada em Brasília. Dos 94 tribunais do país, 93 atingiram mais de 90% de cumprimento dos itens avaliados: 19 deles alcançaram 100% de atendimento.

Na Justiça Estadual, alcançaram 100% da nota do Ranking os Tribunais de Justiça do Maranhão (TJMA), do Mato Grosso (TJMT), do Pará (TJPA) e de Pernambuco (TJPE). No ramo Eleitoral, destacaram-se os Tribunais Regionais Eleitorais do Maranhão (TRE-MA), do Mato Grosso do Sul (TRE-MS), do Rio de Janeiro (TRE-RJ), de Rondônia (TRE-RO), de Roraima (TRE-RR) e de Sergipe (TRE-SE).

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi o único tribunal superior a ser certificado por ter alcançado 100% dos itens avaliados pelo Ranking da Transparência. Em âmbito local, oito tribunais da Justiça do Trabalho destacaram-se com a nota máxima da avaliação: os Tribunais Regionais do Trabalho da 2ª Região (TRT2 – SP), da 4ª Região (TRT4 – RS), da 6ª Região (TRT6 – PE), da 7ª Região (TRT7 – CE), da 8ª Região (TRT8 – PA/AP), da 12ª Região (TRT12 – SC), da 18ª Região (TRT18 – GO) e da 19ª Região (TRT19 – AL).

A divulgação do resultado final do Ranking da Transparência foi feita pelo conselheiro Caputo Bastos, que preside a Comissão Permanente de Eficiência Operacional, Infraestrutura e Gestão de Pessoas. “A transparência no Poder Judiciário não deve ser vista como mera formalidade, mas como um valor essencial que sustenta a legitimidade das instituições e aproxima a Justiça da sociedade. O Ranking da Transparência reafirma esse compromisso, ao incentivar uma cultura de visibilidade, responsabilidade e aprimoramento contínuo. Nosso papel, enquanto gestores públicos, é garantir que a informação circule de forma clara, acessível e responsável — porque só assim consolidamos uma Justiça verdadeiramente democrática, participativa e a serviço do povo”.

A Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ é responsável pela coordenação do ranking, com o Departamento de Gestão Estratégica (DGE/CNJ), sob a supervisão do Ouvidor do CNJ, conselheiro Marcello Terto, em atuação na coleta dos dados enviados pelos tribunais e conselhos.

Desempenho

Em sua 8ª edição, o Ranking da Transparência avalia a qualidade das informações disponibilizadas pelos órgãos da Justiça para a sociedade, de modo a estimular uma comunicação mais clara, transparente e padronizada com cidadãs e cidadãos. A classificação, organizada em seis categorias, apresenta a pontuação alcançada por cada órgão. As categorias são: Justiça Estadual, Federal, Trabalho, Militar Estadual, Eleitoral, Tribunal Superior e Conselho.

Desde o ano passado, o ranking indica evolução no desempenho dos tribunais em relação à transparência. Assim como em 2024, 93 tribunais alcançaram 90% de cumprimento dos itens. Em 2023, foram 73 dos 94 tribunais e conselhos. Já em 2022, 66 tribunais haviam alcançado esse patamar.

Baseada em 87 questões, a avaliação é distribuída em dez temas: gestão; audiências e sessões; serviço de informação ao cidadão; ouvidoria; tecnologia da informação e comunicação; licitações, contratos e instrumentos de cooperação; gestão de pessoas; auditoria e prestação de contas; sustentabilidade e acessibilidade.

Entre as questões que devem constar da aba “Transparência” nos sites dos tribunais, estão a publicação dos resultados do planejamento estratégico institucional, as formas de participação popular, os resultados e atas das reuniões de comissões e do Plenário, e os nomes dos servidores que atuam em regime de teletrabalho, além da prestação de contas do ano anterior e do Plano de Logística Sustentável, entre outros.

Foto/Crédito: Luiz Silveira/Ag. CNJ

Fonte: https://www.cnj.jus.br/ranking-da-transparencia-2025-tem-19-tribunais-com-pontuacao-maxima/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS