O Sindjuf-PA/AP esteve presente, nesta quinta-feira (29), no encontro de preparação do Plano Integrado das Eleições 2026 (PIE 2026), realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), em Belém. O evento, que acontece entre os dias 27 a 29 de agosto, reúne representantes das 101 Zonas Eleitorais do Pará e das principais unidades da Justiça Eleitoral do Pará.
Na oportunidade, o Sindicato trouxe em primeira mão uma notícia aguardada pela categoria: o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria pela aprovação da recomposição salarial de 25,97% (em três parcelas de 8%) para os servidores do Poder Judiciário da União (PJU).
Reestruturação da carreira segue como prioridade
Apesar do avanço, o Sindicato reforçou que a luta principal continua sendo pela reestruturação da carreira. O coordenador de Administração e Organização Sindical, Waldson Silva, destacou a importância de manter a mobilização:
“Não podemos excluir o ‘C’ da sigla PCCS. O nosso objetivo maior é o Plano de Carreira, Cargos e Salários, pois só assim teremos uma valorização estrutural e permanente da categoria.”
Diálogo com os servidores
Representando o Sindjuf-PA/AP, participaram do encontro os coordenadores Waldson Silva e José Wilson Fernandes de Sousa e o assessor de diretoria, Fabrício Acácio. O diálogo com os servidores, foi possibilitado, pelo diretor-geral do TRE-PA, Bruno Giorgi, que também reconheceu publicamente a importância do Sindjuf-PA/AP e destacou a parceria com o Tribunal em iniciativas conjuntas.
Na ocasião, ainda foram abordados pontos importantes para os servidores, como:
- A permanência dos requisitados, essencial para a realização das eleições de 2026;
- A valorização da Justiça Eleitoral e de seus servidores;
- O andamento do processo referente às horas extras de 2020.
Para Waldson, o momento foi estratégico para fortalecer a atuação sindical:
“Conseguimos dar o nosso recado de forma objetiva, com informações atualizadas e convocando os Servidores do TRE/PA, que atuam como os “operários do voto” a se engajarem na luta do Sindicato, fortalecendo ainda mais as lutas coletivas.”