Durante a visita da administração do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8) ao Fórum Trabalhista de Santarém, nesta quinta-feira (11), o coordenador do Sindjuf-PA/AP, Vitor Amazonas, entregou uma pauta com as principais reivindicações dos servidores da unidade. A ação ocorreu no contexto do projeto “TRT Presente”, iniciativa do Tribunal que busca aproximar a administração das unidades do interior, ouvir demandas locais e promover melhorias estruturais e de gestão.
Principais reivindicações apresentadas
Entre os pontos levados à administração, o coordenador sindical destacou dúvidas e solicitações sobre as folgas concedidas pelo Prêmio CNJ de Qualidade. A administração do TRT8 esclareceu que:
- As folgas são legais e já estão disponíveis para usufruto pelos servidores;
- O prazo para uso dessas folgas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2027;
- A conversão das folgas em pecúnia não é possível, devido à ausência de dotação orçamentária específica para essa finalidade.
Outro tema abordado pelo coordenador foi o Plano de Assistência à Saúde (PAS), com foco na cobertura odontológica nas cidades de Santarém, Itaituba, Óbidos e Altamira. Em resposta, a diretora-geral Regina Uchôa explicou que os recentes descredenciamentos de clínicas e hospitais ocorreram devido à defasagem na tabela de valores do plano. No entanto, informou que a tabela já foi atualizada, o que permitirá o encaminhamento de novas solicitações de credenciamento de prestadores odontológicos.
Quanto ao ressarcimento de procedimentos médicos realizados de forma particular, a diretora informou que a possibilidade está atualmente em estudo pela administração do TRT8.
Recadastramento de aposentados
O coordenador também levantou questionamentos sobre o recadastramento dos servidores aposentados, cujo prazo original encerra-se em 15 de setembro de 2025. A administração garantiu que:
- O prazo deverá ser prorrogado;
- Será disponibilizado um canal específico para a realização do cadastro;
- Nenhum segurado aposentado será descredenciado ou prejudicado por conta do processo.
O Sindjuf-PA/AP avaliou positivamente a abertura ao diálogo e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e condições de trabalho dos servidores da Justiça do Trabalho.
Foto/Crédito: ASCOM8