O fortalecimento e o aperfeiçoamento da Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina serão os temas centrais da 4ª edição do evento “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255”, que incentiva a participação institucional feminina no Poder Judiciário. Nos dias 25 e 26 de setembro, os participantes devem abordar necessidades, desafios e anseios que impactam a atividade profissional das mulheres na Justiça.
Faça a sua inscrição no evento
A mesa de abertura do evento contará com a presença da conselheira Renata Gil, presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, e da secretária-geral do CNJ Adriana Cruz. Estão programados painéis expositivos e oficinas temáticas, coordenados por magistradas e servidoras. Nas oficinas, serão apresentadas propostas que integrarão a “Carta de Brasília pela Igualdade de Gênero no Poder Judiciário”.
Exposição
Dentro da programação do evento, haverá oportunidade para apresentação presencial de pesquisas individuais no dia 25. As interessadas em participar poderão enviar solicitação para o e-mail gabinete.renatagil@cnj.jus.br, até o dia 22 de setembro. No evento não poderão serão feitos lançamentos de obras nem vendas, apenas exposição, como forma de divulgação e networking entre as participantes.
As mulheres interessadas em apresentar suas pesquisas na oficina on-line “Cite uma Mulher”, que ocorrerá no dia 26, das 9h às 11h, deverão preparar o material de acordo com modelo disponibilizado pela organização do evento. As inscritas devem enviar o material e o currículo resumido da participante, até o dia 23 de setembro para o e-mail gabinete.renatagil@cnj.jusbr.
Cada uma das apresentações terá duração de 5 a 7 minutos, a depender do número de inscritas, e serão realizadas no formato pitch, ou seja, de forma concisa e dinâmica. A intenção é apresentar temáticas relevantes e valorizar a produção acadêmica, a troca de experiências e a visibilidade das pesquisadoras. Dúvidas podem ser esclarecidas com a servidora Rubiane Kreuz, pelo no Whatsapp (41) 99610–1094.
Programação
Após o evento de abertura, programado para a manhã do dia 25, estão previstos dois painéis: “Mulheres e Interseccionalidades: Desafios e Caminhos na Justiça” e “Políticas Judiciárias para Mulheres Baseadas em Pesquisa”.
Acesse a programação completa do evento
O último dia do encontro está reservado às oficinas, que serão oferecidas nos formatos presencial e on-line. Na parte da manhã, ocorrem as seguintes oficinas presenciais:
“Vergonha, medo e culpa: violência doméstica e familiar contra a mulher no Poder Judiciário” e “Carreira e identidade feminina no mundo pós-moderno”. No formato on-line, as discussões serão a respeito de: “Carreira e identidade feminina no mundo pós-moderno”; “Planejamento financeiro e aposentadoria”; e “Cite uma mulher: elas pesquisam, comunicam e constroem a Justiça”.
Na parte da tarde, as oficinas ocorrem apenas presencialmente e vão tratar dos temas “A paridade e gênero no Poder Judiciário: avanços e desafios da Resolução CNJ n. 525/23”; e “Cite uma mulher: elas pesquisam, comunicam e constroem a Justiça”.
A apresentação dos resultados das oficinas está marcada para 16h30 e o encerramento do evento ocorre às 17h30.
► Serviço
Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução n. 255 – 4ª edição
Data: 25 e 26 de setembro de 2025
Local: Conselho Nacional de Justiça
Texto: Margareth Lourenço
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Foto/Crédito: Rômulo Serpa/CNJ
Fonte: https://www.cnj.jus.br/desafios-da-equidade-de-genero-no-judiciario-sao-tema-da-4-a-edicao-do-mulheres-na-justica/