Até o momento, 21 deputados retiraram sua assinatura em apoio à PEC 38. Ao todo foram 171 assinaturas de deputados pela tramitação da Reforma Administrativa no Congresso Nacional. Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, que não tem medido esforços para fazer da Reforma Administrativa a marca da sua presidência, conseguiu apenas o número mínimo de assinaturas exigidos pelo Regimento da Casa. E, ainda assim, após forte pressão dos servidores e daqueles e daquelas que defendem os serviços públicos, deputados começaram a retirar o seu apoio ao projeto.
Somente na semana da Marcha dos servidores em Brasília, que reuniu aproximadamente 20 mil trabalhadores contra a Reforma, treze deputados recuaram e solicitaram a retirada de suas assinaturas em apoio à PEC 38.
De acordo com o Regimento da Casa, uma PEC só é retirada de tramitação se mais da metade dos signatários, 86 dos 171 deputados, desistirem do apoio. Até lá, as assinaturas originais continuam válidas e garantem a tramitação.
Ainda é necessário a retirada de muitas assinaturas, mas Motta sabe que enfrenta forte resistência ao seu projeto de demolição dos serviços públicos. Precisamos seguir em alerta e ampliar as mobilizações. Conhecemos bem as manobras do Congresso para aprovar medidas antipovo. Nos últimos dias, a grande mídia tem noticiado que Motta pretende levar a PEC 38 direto ao plenário, ignorando o trâmite nas comissões. A estratégia é acelerar a aprovação, juntado o texto da PEC 38 a PEC 32/20 que já está em fase mais avançada, aproveitando o estágio de tramitação para encurtar o caminho até a votação da reforma administrativa.
Por isso, somada às mobilizações de rua e à pressão direta aos deputados nos aeroportos, o Fonasefe convoca todos e todas, que sabem da importância dos serviços públicos para o nosso país, a pressionarem os deputados do seu estado a retirarem seu apoio à PEC 38.
Vamos enviar emails e deixar comentários nas redes sociais dos deputados. O objetivo é alertar os parlamentares que não esqueceremos, nas eleições do ano que vem, quem for a favor dessa reforma que vai enfraquecer os serviços públicos, precarizar o trabalho dos servidores, favorecer a corrupção e ampliar as desigualdades no nosso país. E, aos deputados que assinaram pela tramitação e retiraram o seu apoio, se não pararmos a tramitação, também não esqueceremos que suas assinaturas foram responsáveis por fazer a PEC 38 começar a tramitar.
BANCADA DO PARÁ E AMAPÁ
Veja abaixo a lista de deputados que assinaram pela tramitação da Reforma Administrativa e os seus contatos.
Amapá (AP)
Fátima Pelaes (REPUBLIC/AP) – retirou a assinatura
Instagram: https://www.instagram.com/fatimapelaes/
Email: deputada.fatimapelaes@camara.leg.br
Pará (PA)
Delegado Caveira (PL/PA) – retirou assinatura
Instagram: https://www.instagram.com/delegadocaveira/?hl=pt
Email: deputado.delegadocaveira@camara.leg.br
Henderson Pinto (MDB/PA) – retirou a assinatura
Instagram: https://www.instagram.com/hendersonpintooficial/
Email: deputado.hendersonpinto@camara.leg.br
Joaquim Passarinho (PL/PA)
Instagram: https://www.instagram.com/joaquim_passarinho/
Email: deputado.joaquimpassarinho@camara.leg.br
Olival Marques (MDB/PA)
Instagram: https://www.instagram.com/olivalmarques/?hl=pt-br
Email: deputado.olivalmarques@camara.leg.br
Pastor Claudio Mariano (UNIÃO/PA)
Instagram: https://www.instagram.com/prclaudiomarianopa/
Email: deputado.pastorclaudiomariano@camara.leg.br
Renilce Nicodemos (MDB/PA) – retirou a assinatura
Instagram: https://www.instagram.com/renilcenicodemoss/
Email: deputada.renilcenicodemos@camara.leg.br
Foto/Crédito: Waldemir Barreto/Agência Senado
Fonte: com informações da FONASEFE





