Federação compõe a coordenação eleita em outubro na I Conferência temática
A Fenajufe, representada pela coordenadora Fernanda Lauria, marcou presença na 1ª reunião da Coordenação Nacional da Frente por Inteligência Artificial com Direitos Sociais, realizada na terça feira (2).
A Frente tem como objetivo central garantir que o desenvolvimento e a implementação da inteligência artificial ocorram de maneira alinhada à preservação e à ampliação dos direitos sociais, buscando assegurar que essas tecnologias sirvam ao interesse público, promovam benefícios reais à população e não sejam orientadas pelo lucro ou pela concentração de poder tecnológico, mas sim por justiça social, transparência e responsabilidade.
Avaliação da I Conferência Nacional
O encontro iniciou com a avaliação da I Conferência Nacional por IA com Direitos Sociais, que foi considerada um sucesso. Contando com 310 participantes de 16 Estados, a Conferência consolidou diretrizes para a organização nacional da luta por direitos sociais como premissa para o uso das tecnologias de inteligência artificial e robótica.
Próximos passos
Na reunião foram discutidos, também, os próximos passos da Frente, entre eles a realização de Conferências Estaduais entre março e junho de 2026 e a consolidação, em cada Estado, de uma Coordenação IA com Direitos Sociais, para ampliar a base de atuação e a articulação política da agenda nacional.
Composição da Coordenação Nacional
A coordenação nacional, eleita na I Conferência Nacional por IA com Direitos Sociais, realizada em São Bernardo do Campo/ SP no mês de outubro, é composta por 15 entidades:
- Fenajufe – Federação Nacioal das Trabalhadoras e Trabalhadores do PJU e MPU;
- Frente por IA com Direitos Sociais – Ceará;
- Contraf-CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro;
- Sindicato dos Metalúrgicos do ABC;
- Confetam – Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal;
- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- FETRAFI/NE – Federação dos trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste;
- FUP – Federação Única dos Petroleiros;
- Fenadados – Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços de Informática e Similares;
- IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará;
- Conselho Federal de Biblioteconomia;
- Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caxias do Sul;
- FETEC/PR – Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito no Paraná;
- CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; e
- FETRAFI/MG – Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de Minas Gerais.





