quinta-feira, 5 fevereiro, 2026
spot_img

Audiência no STF reforça articulação pela derrubada do Veto 45/2025 e debate sobre reestruturação da carreira no PJU

A mobilização nacional das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU), realizada nessa quarta-feira, 4, em Brasília, teve um importante desdobramento político com a notícia de que representantes da FENAJUFE iriam se reunir com a Diretora-Geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Desdêmona Tenório Arruda, após o encerramento do ato. A reunião teve como pauta central a reestruturação da carreira e a derrubada do Veto 45/2025, temas prioritários do calendário de lutas da categoria.

Ao final da reunião, foi publicado nas redes sociais da Fenajufe um vídeo das coordenadoras e coordenadores que participaram da reunião, informando que a Diretora-Geral foi enfática ao afirmar que não há qualquer impedimento para a derrubada do veto parcial, ressaltando que o Veto 45/2025 e a reestruturação da carreira são pautas distintas. Segundo Desdêmona Arruda, o STF atua simultaneamente nas duas frentes e demonstra sensibilidade em relação à redução da diferença salarial entre os cargos de técnico e analista, além da necessidade de um olhar mais atento para a situação dos auxiliares do Judiciário.

A Diretora-Geral também se comprometeu com a construção de um calendário de debates sobre a reestruturação da carreira. De acordo com o encaminhamento apresentado, a expectativa é que, em junho, seja apresentada ao Fórum de Carreiras uma minuta da proposta, com vistas ao posterior envio ao Congresso Nacional. O objetivo é consolidar um texto que reflita os debates acumulados e avance na valorização do conjunto dos servidores do PJU

Outro ponto destacado na audiência foi o reconhecimento de que o diálogo com a Fenajufe e com os sindicatos é institucional e permanente, independentemente de mudanças na presidência do STF. Segundo a DG, os avanços já discutidos no âmbito do Fórum de Carreiras serão mantidos e ampliados, levando em consideração também debates em curso em outros órgãos, como o Tribunal de Contas da União (TCU), além do envolvimento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e das diretorias-gerais dos tribunais.

Por fim, Desdêmona Arruda informou que o STF atuará diretamente, por meio de sua Secretaria de Relações Parlamentares, na articulação política pela derrubada do Veto 45/2025, assim que a matéria for pautada no Congresso Nacional.

O Sindjuf-PA/AP esteve presente nas manifestações de Brasília representado pela coordenadora Conceição Mota (Ciça) e pelo servidor filiado, Marcelo Monteiro Garcia de Melo (APJ), do TRT/8ª. O coordenador José de Ribamar França Silva também participou da live nacional conjunta que debateu as demandas da categoria durante as manifestações em Brasília.

Para Conceição Mota (Ciça) a reunião com a representante do STF indica um avanço importante da mobilização da categoria e reforça a necessidade da luta unificada em defesa da valorização da carreira e da recomposição salarial. Ela destaca também a importância da entidade buscar o apoio dos parlamentares dos estados do Pará e Amapá para a derrubada do veto 45.

Marcelo Melo acrescenta que a mobilização de ontem reafirmou a força da organização coletiva e o papel essencial dos sindicatos na defesa dos direitos da categoria. “A presença dos trabalhadores de forma firme e responsável, fortalece a cobrança pela derrubada do veto, mostra-se legítima e necessária, dando visibilidade às reivindicações e lembrando aos parlamentares, especialmente em ano eleitoral, que suas decisões são acompanhadas e avaliadas pela sociedade”.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS