Com a aproximação da COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas — que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA), os Agentes de Polícia Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) já iniciaram sua preparação para o evento internacional.
Entre os dias 23 e 26 de junho, os agentes participaram do curso “Segurança de Autoridades – COP30”, uma capacitação voltada para o aprimoramento das técnicas de proteção de autoridades. O treinamento foi ministrado por Policiais Judiciais do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), instituições com ampla experiência em segurança institucional de alto nível.
O objetivo do curso foi capacitar os servidores para atuar diretamente na proteção de ministros do STF, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e de outras autoridades nacionais e estrangeiras que participarão da conferência.
Durante os quatro dias de formação, os agentes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos, com foco em simulações de cenários reais. Entre os temas abordados estavam: técnicas de escolta, procedimentos de segurança em deslocamentos, embarques e desembarques em aeroportos, hospedagens e eventos. Também foram realizadas atividades de segurança preventiva, varreduras de ambientes e atuação de equipes precursoras.
A capacitação, que integra o cronograma anual de reciclagem da Polícia Judicial, foi dividida em duas turmas: Alfa e Bravo.
O servidor Marcos Araújo, Agente de Polícia Judicial (APJ) e coordenador do Sindjuf-PA/AP, integrou a turma Bravo e compartilhou sua experiência no curso:
“Foi um curso muito interessante. Participei da equipe Bravo, que acabou se destacando e conquistou o primeiro lugar. Nossa equipe foi formada por mim, pelo colega Duarte, de Marabá, além de Rosinaldo, Roberto Cordovil, Rui e João Medeiros. Essa é a equipe que está destacada para atuar na proteção do Ministro Edson Fachin durante a COP30. Há também a previsão de realização de um terceiro curso de preparação.”