segunda-feira, 3 fevereiro, 2025
spot_img

AMEAÇA GENERALIZADA: STJ apresenta projeto que transforma cargos de técnico judiciário; todas as carreiras do Judiciário Federal estão ameaçadas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) apresentou nessa segunda-feira, 11, projeto de lei para transformar cargos de técnico judiciário em cargos de analista sob a justificativa da “elevação significativa do nível de complexidade das atividades em decorrência da evolução natural da sociedade e do mundo do trabalho.”

Trata-se do PL 4303/2024, que transforma 104 cargos vagos de técnico judiciário no STJ em 63 cargos de analista judiciário. Mas o projeto vai além: permite que o presidente do STJ converta futuros cargos vagos de técnico para analista na mesma proporção (104 para 63). O STJ será responsável por regulamentar os procedimentos necessários para implementar a lei. Ou seja, a direção apontada é a da extinção do cargo de técnico – ao menos, em um primeiro momento, no STJ. Na Justificativa, o PL explica que “não demanda parecer prévio do Conselho Nacional de Justiça, pois não acarreta impacto orçamentário e, sim, redução de gastos na ordem de R$ 74.413,14”.

Agora, a matéria aguarda despacho para as comissões permanentes. Dada a pertinência temática, a perspectiva é de que o projeto seja encaminhado à Comissão de Administração e Serviço Público (CASP), Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O projeto aparece em um momento no qual têm sido recorrentes os ataques contra todas as carreiras no Judiciário. Formas “alternativas” de contratação vêm ganhando espaço, das terceirizações à “residência jurídica”, passando por contratações “temporárias” e sem direitos.

► Veja AQUI a íntegra do projeto de lei.

Ao mesmo tempo, no dia 6 de novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento a respeito da obrigatoriedade ou não da contratação via Regime Jurídico Único para servidores públicos da administração pública direta, autarquias e fundações. Com a decisão, a administração pública poderá contratar novos servidores pelo regime da CLT, sem direitos como a estabilidade no emprego, por exemplo. Dessa forma, o STF autorizou a contratação de servidores em funções semelhantes com direitos completamente diferentes.

Foto/Crédito: Rafael Luz/STJ – Attribution 2.0 Generic (CC BY 2.0) – imagem licenciável

Fonte: https://sintrajufe.org.br/stj-apresenta-projeto-que-transforma-cargos-de-tecnico-judiciario-todas-as-carreiras-do-judiciario-federal-estao-ameacadas/

1 COMENTÁRIO

  1. Realmente e uma ameaça especialmente para os servidores e servidor as aposentados no cargo de técnico judiciário uma vez que o referido cargo exigia apenas o segundo grau para entrada no cargo. Os técnicos judiciário atuais que possuem formação superior ainda pode com fácil argumento pleitear a transformação do seu cargo para analista, mas os técnicos judiciário aposentados com segundo grau vão ter muita dificuldade especialmente em função da contenção de despesas. O problema maior será quando da reestruturação das carreiras, esses servidores serão deixados para trás em cargos comprados aos cargos de nível básico atual. Ex❓ os artífices foram deixados para trás na reforma anterior e continuam até hoje com exceção desse que vos escreve.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CADASTRE SEU EMAIL

PARA RECEBER NOSSAS NOTÍCIAS DIARIAMENTE.

Enviar uma mensagem!
1
Olá 👋
Quer falar com o SINDJUF-PA/AP ?