A Fenajufe participou do programa Questão de Ordem, da TV da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece TV), que debateu a reforma administrativa (Proposta de Emenda à Constituição nº 38/2025). A Federação foi representada pelo coordenador Fábio Saboia. O programa foi ao ar na sexta-feira (12), nos canais locais, e também está disponível no canal da Alece TV no YouTube.
Durante o debate, o coordenador alertou que a PEC 38, apresentada como reforma administrativa, representa, na prática, um processo de desmonte do serviço público. Segundo ele, os impactos não recaem apenas sobre os servidores, mas atingem diretamente a população que depende das políticas públicas, como saúde, educação, assistência social, o sistema de Justiça e a Defensoria Pública. Todo esse conjunto de serviços, essenciais à sociedade, será profundamente afetado.
Fábio Saboia também chamou atenção para informações distorcidas frequentemente utilizadas por quem defende a proposta. A primeira diz respeito ao suposto combate a privilégios; a segunda, ao teto constitucional. Ele esclareceu que apenas duas categorias recebem acima do teto: magistrados e membros do Ministério Público, uma parte ínfima em relação ao conjunto de servidores. Além disso, destacou que a promessa de maior eficiência e melhoria na qualidade dos serviços não se sustentam na prática. Segundo o dirigente, estados que avançaram no desmonte do serviço público, como São Paulo e Rio de Janeiro, acumulam experiências que resultaram em prejuízos à população.
Matéria completa no site com o link para assistir o programa na integra! Acesse na bio.
#reformanão #reformaadministrativa #desmontedoserviçopúblico #cep38 #direitos #população #serviçopúblico #servidores #pju #mpu
Reposted from @fenajufe