Edital vai premiar ações ou iniciativas que obtiveram impacto positivo relacionado aos Direitos Humanos nas relações de trabalho no estado do Pará.
A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 8ª Região – AMATRA 8, em parceria com o Movimento República de Emaús e em cumprimento à sua missão de defesa intransigente dos direitos humanos, fará o lançamento do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi, no dia 4 de agosto de 2023.
O Prêmio nasceu em 2022 com a função de incentivar e estimular os protagonistas de ações de promoção e proteção aos Direitos Humanos nas relações de trabalho. Ele carrega consigo o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a promoção da diversidade, do combate ao trabalho escravo e para a erradicação do trabalho infantil no Brasil.
Em 2023, o projeto ganhou o apoio do Governo do Estado do Pará por meio da Secretaria Estadual de Igualdade Racial e Direitos Humanos, possibilitando a realização de sua primeira edição.
Podem concorrer ao prêmio pessoas (naturais e jurídicas), coletivos e iniciativas cujas ações se destaquem em razão da promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho, o combate ao trabalho infantil, escravo e degradante, que contribuam para a defesa do meio ambiente do trabalho hígido e à defesa e promoção do trabalho decente e da diversidade nos ambientes laborais.
As ações e os projetos inscritos deverão ter sido implementados ou executados no período de 1º de janeiro de 2022 a 30 de abril de 2023.
A premiação será distribuída em três categorias:
1) Promoção da diversidade no mercado de trabalho;
2) Combate ao trabalho análogo à escravidão e,
3) Erradicação do trabalho infantil.
O prêmio Amatra 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi possui relevância e função social na atualidade em face das flagrantes violações de direitos e da negação da dignidade humana a diversos grupos de pessoas, que estão excluídas do acesso à direitos básicos, da construção de políticas públicas e tratadas como coisas. A premiação surge para divulgar e coroar ações de pessoas e grupos que fazem do mundo do trabalho um lugar digno e decente.
Homenageado
Italiano, Padre Bruno Sechi atuou em diversas paróquias da arquidiocese de Belém, ganhando destaque por seus programas sociais. Idealizador e fundador do Movimento República de Emaús, na década de 70, com o intuito de retirar e transformar com oficinas educacionais a realidade de meninos e meninas que trabalhavam nas ruas e feiras de Belém.
O sacerdote se dedicou durante décadas aos combates à desigualdade e era um defensor dos diretos humanos e da justiça social. Na década de 80, padre Bruno ganhou destaque mundial participando de ações políticas no Brasil, que culminaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Padre Bruno Sechi faleceu no dia 29 de maio de 2020, aos 80 anos, em Belém.
SERVIÇO:
Lançamento Oficial da 1ª Edição do Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi.
Data: 4 de agosto de 2023
Hora: 9h
Local: Auditório do Movimento República de Emaús
(Av. Padre Bruno Sechi, nº 17)
Assessoria de Comunicação
Renata Torres (91) 98403-0104
comunicacao.amatra8@gmail.com