O terceiro dia (29/04) programações do 11º Congrejufe reservou espaço para debater “Os desafios do mundo do Trabalho e Carreira dos Servidores do PJU e MPU”.
Falou sobre o assunto Marilane Texeira – Doutora em desenvolvimento Econômico, Assesora Sindical na Área de Trabalho e Gênero e Ricardo Festi – Professor do Departamento de Sociologia da UnB e Diretor da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET).
As informações e compreensões do debate foram enviadas remotamente pelas Congressistas e diretoras do Sindjuf-PA/AP, Mônica Genú e Mara Ruth Shariff ao setor de comunicação do Sindjuf-PA/AP que vem mantendo às bases do Pará e Amapá atualizada sobre as discussões no Congresso da Federação.
O debate deixou claro que no mundo do trabalho existem ferramentas utilizadas para o aprofundamento da exploração e opressão da mão de obra que serve ao Grande Capital.
A Pandemia e o trabalho dos servidores do PJU
As falas também demonstraram que durante a pandemia os trabalhadores sofreram cobranças exageradas e desumanas de produtividade. Os servidores precisavam corresponder às expectativas dos chefes, diretores e juízes, gerando um desvirtualização do significado da prestação judicial. “Normalizam a cobrança insuportável de metas. Nesses cenários, os servidores deram o seu melhor, sem limitar horário e jornada de trabalho.”, compreendeu Mônica Genú.
A coordenadora Mara também lembrou que pontos positivos a respeito do teletrabalho foram mencionados na palestra, como a questão da mobilidade, mas também não se pode deixar de mencionar os pontos negativos, como por exemplo: a exigência de aumento da produtividade que tem se constituído como uma forma indireta de assédio. “falta de convivência social e o fato de muitas vezes trabalharmos com a saúde comprometida, pelo fato de estar em casa é negativo”, avaliou a coordenadora.
Os debates do 11º Congrejufe continuam na tarde dessa sexta-feira (29) com debate sobre o assédio sexual e moral. Vale lembrar que nos primeiros dias do evento houve a ocorrência de um caso de assédio contra trabalhadoras do hotel onde acontece o Congresso, sendo este acontecimento repudiado pela organização.