No próximo 7 de setembro, Belém será palco de mais uma edição do Grito dos Excluídos 2025, iniciativa que, há quase três décadas, mobiliza movimentos populares, sindicatos, pastorais sociais e a sociedade civil em torno da defesa da vida, da democracia e da justiça social.
Com o lema “Vida em Primeiro Lugar! Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia”, a mobilização terá concentração às 8h na Escadinha do Cais, na Avenida Boulevard Castilho França (em frente à Presidente Vargas), e saída às 9h, com caminhada até a Praça Dom Pedro II, na Avenida Portugal, onde ocorrerá o encerramento previsto para o meio-dia.
Este ano, o Grito dos Excluídos em Belém também abraça o Plebiscito Popular 2025, uma grande consulta nacional que acontece até o Dia da Pátria e busca ouvir a população sobre temas centrais para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Entre as propostas em debate estão:
- o fim da escala 6×1, com redução da jornada de trabalho sem redução salarial;
- a taxação dos super-ricos;
- a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R\$ 5 mil.
O lema nacional ressalta a interdependência entre a luta por justiça social e a preservação da Amazônia — considerada a Casa Comum de povos indígenas, ribeirinhos, comunidades tradicionais, trabalhadores do campo, das florestas e das cidades. Ao mesmo tempo, reafirma que a defesa da vida passa pelo fortalecimento da democracia popular e da participação cidadã.
Foto/Crédito: reprodução / IStock