terça-feira, 6 maio, 2025
spot_img

Calendário aprovado no 12º Congrejufe chama para mobilização nacional

Atividades começam no dia 07 e se estendem até o mês de julho com indicativo de greve

Dando cumprimento ao que foi deliberado pelo 12º Congrejufe, a Federação encaminhou ofício aos sindicatos de base nesta segunda-feira (5), para se atentarem ao calendário de lutas que foi aprovado.

O calendário prevê atividades e ações desde o dia 7 de maio visando a construção de um “Dia Nacional de Mobilização ” marcado para o dia 28, e seguirá até o mês de julho com indicativo de greve no Judiciário.

As reivindicações aprovadas pelo 12º Congrejufe incluem os principais pleitos da categoria como a conquista de uma nova carreira, a reposição das perdas, sobreposição de tabelas,  i mplementação da diminuição da diferença salarial entre os cargos de analista e técnico, que atualmente é de cerca de 60%, passando para 85%, bem como respeito aos direitos de servidores (as) da ativa e aposentados (as).

Além disso, a demora do STF em apresentar uma contraproposta que reduza as perdas salariais contrasta com a velocidade com que a magistratura em reuniões rápidas, aprova uma lista interminável de penduricalhos ampliando ainda mais o histórico patrimonialismo do judiciário brasileiro.

Nesse sentido, a Fenajufe orienta engajamento dos sindicatos nas ações e reforça a relevância da luta unificada para garantia do êxito. Ainda é importante destacar que é fundamental intensificar a construção desse movimento junto às bases, fomentar o debate acerca da retirada constante de direito e de  ataques que só uma forte greve pode deter.

Essa construção é urgente e imprescindível. A categoria precisa estar mobilizada e fazer a disputa orçamentária com a magistratura em busca de respeito. Para isso é preciso que todos os sindicatos se movam de forma unitária e coesa, chamando a base para esse enfrentamento por direitos.

A Federação ressalta, ainda, que cada sindicato poderá organizar a atividade que melhor lhe convier de acordo com a sua realidade (panfletagem com visita aos locais de trabalho, assembleias ou reuniões setoriais, encontros/seminários, atos públicos, colocação de faixas nos tribunais, pedidos de apoios dos tribunais e associações).

Os sindicatos devem informar suas atividades através dos e-mails imprensa@fenajufe.org.br e secpolitica@fenajufe.org.br para divulgação e elaboração do quadro de mobilização.

O 12º Congrejufe ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu entre os dias 26 de abril a 1º de maio.

► Confira o calendário aprovado:

7 de maio – Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho;

26 de maio – Pressão no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) contra diferenciação no custeio da saúde entre magistratura e servidores (as);

28 de maio – Dia Nacional de paralisação e mobilização nos estados;

7 de junho – Reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) para avaliação da mobilização;

9 a 13 de junho – Rodada nacional de assembleias;

30 de junho a 4 de julho – Indicativo de greve nacional Plano de Cargo, Carreira e Salários (PCCS), visando a inclusão dos recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

O Congresso Nacional vota até o início do segundo semestre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026. A LDO estabelece as metas e prioridades do orçamento público para o ano seguinte e orienta a elaboração da LOA.

 
Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias-da-fenajufe/calendario-aprovado-no-12o-congrejufe-chama-para-mobilizacao-nacional/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS