O Conselho Nacional de Justiça publicou, na última sexta-feira (18), a Portaria da Presidência nº 368/2024, que institui Grupo de Trabalho para a elaboração da doutrina técnico-operacional da Polícia Judicial do Poder Judiciário.
Segundo o presidente do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso, o objetivo do GT é promover a deliberação e a construção teórica do conjunto de ideias e entendimentos que definem, ordenam, distinguem e qualificam as atividades da Polícia Judicial, no decorrer do exercício do poder administrativo de polícia.
Além disso, o grupo irá orientar a elaboração da Estratégia Nacional da Polícia Judicial, em alinhamento com os objetivos estratégicos do Judiciário; guiar a formatação da Matriz Curricular Nacional para a formação dos policiais judiciais e fundamentar o Projeto Pedagógico Institucional da Academia Nacional de Polícia Judicial (ANPJ).
O GT funcionará com subdivisões temáticas, sendo coordenado pelo conselheiro José Edivaldo Rocha Rotondano. Também integram a coordenação dos trabalhos o Desembargador do TRT-6, Dr. Paulo Alcântara, o diretor do Departamento Nacional de Polícia Judicial do CNJ, Igor Tobias Mariano e o secretário de segurança do Supremo Tribunal Federal, Marcelo Schettini Seabra.
Entre os temas específicos a serem debatidos pelos subgrupos estão: Liderança e Gestão da Polícia Judicial, Ética e Direitos Humanos, Uso Seletivo da Força, Defesa Pessoal Policial, Proteção de Pessoas, Abordagem Policial, Direção Operacional, Primeiros Socorros em Atividade Policial, Segurança de Áreas e Instalações, Armamento e Tiro, Inteligência Policial Institucional e Aparelhamento, Inovação e Tecnologia.
O Grupo de Trabalho terá o prazo máximo de 60 dias para apresentação do relatório final das atividades e a Associação acompanhará de perto as ações elaboradas pelos integrantes.
Para o coordenador-geral da AGEPOJUS Darney Bessa, a instituição do GT e o trabalho a ser desempenhado representam mais um avanço em favor da Polícia Judicial em todo o país. “É mais um importante passo para criarmos identidade”, afirma.
Clique Aqui para ler a Portaria 368/24
Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo
Foto/Crédito: Agepoljus (reprodução)
Fonte: https://agepoljus.org.br/cnj-cria-grupo-de-trabalho-para-elaboracao-de-doutrina-tecnico-operacional-da-policia-judicial/