Semana de combate ao assédio se encerra com oficina para gestores
Como parte da Semana de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação, a administradora pública Mara Weber ministrou na última sexta-feira a oficina Produtividade sem assédio, voltado a gestores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Para ela, foi uma experiência inédita e de muitas trocas, que aponta para um novo patamar na relação entre gestores e equipe. “Foi a primeira vez que fiz uma oficina só pra gestores. Acho que foi o início de um processo de mudanças e também de algumas práticas, e vi que eles já estavam muito abertos para esse tema”, afirmou. A oficina foi fechada aos gestores, sem filmagens e com uma dinâmica mais particular para não intimidar o público participante. “Não foi um curso obrigatório, mas tava com inscrições completas, inclusive o número de inscritos até passou do número de vagas ofertadas. Todos compareceram. Foi muito boa a troca”, comemorou Weber, que coordenou pela Fenajufe a Pesquisa Nacional de Saúde no Trabalho da Fenajufe realizada pela UNB em 2018/2019.
“É preciso achar formas de ter um trabalho mais colaborativo”
“A preocupação é entender também que eles estão nesse processo, mas não têm que assumir todas as pressões que acaba passando pra equipe. É preciso achar formas de ter um trabalho mais colaborativo, mais democrático, com a participação dos trabalhadores na organização do trabalho. Em um local onde todo mundo começa a se sentir sujeito, as coisas também começam a funcionar melhor”, enfatizou. “Eu aprendi e acho que também deixei uma mensagem boa para eles e foi muito positivo”.
Mara Weber também foi coordenadora da Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho Sintrajufe/RS em diversas gestões. Coordenou pesquisas em saúde na base do Sintrajufe/RS nos anos 2008 a 2012 em parceria com a UFRGS. Durante a semana, ela ministrou palestra com roda de conversa para os associados do Sindjuf-PA/AP. Na última sexta-feira, esteve na sede do Sindicato onde foi recebida pelos diretores Antônio Mota e Nilce Figueira, além de funcionários do Sindicato.