O dirigente do Sindjuf-PA/AP e coordenador da Fenajufe, Ribamar França Silva, participou na manhã desta quarta-feira (21) de uma reunião com Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Alexandre de Moraes.
A reunião também teve a participação dos coordenadores da Federação, Fernanda Lauria, Fabiano dos Santos, Leopoldo de Lima e Manoel Gérson.
O grupo dialogou com o Ministro três importantes temas: segurança dos servidores durante as eleições; invisibilidade dos servidores e precariedade nas condições de trabalho, principalmente em cartórios eleitorais nos interiores do país.
Mapeamento das condições de trabalho
Após a exposição do coordenador Ribamar França sobre as condições dos cartórios eleitorais no país, sobretudo aqueles que estão estabelecidos em municípios com pouca infraestrutura devido o desinteresse do poder público, realidade que acaba precarizando o trabalho e a qualidade de vida dos servidores, o Ministro Alexandre de Moraes se comprometeu a realizar um mapeamento para conhecer essas realidades. O levantamento deverá ser realizado após as eleições.
O coordenador Ribamar apresentou como exemplo o cartório eleitoral do município de Jacareacanga, no Pará, que possui grande rotatividade de trabalhadores em decorrência das difíceis condições.
Durante a reunião, foi informado ao Ministro que há cartórios no país que, inclusive, funcionam em garagens, realidade desconhecida pelo Presidente.
O grupo sugeriu também que, após o resultado da pesquisa, fosse direcionado verba orçamentária para os cartórios identificados com estrutura precária.
Pagamento de horas extras
Outro pedido feito ao Ministro foi em favor do pagamento integral das horas extras realizadas durante as eleições. “O nosso pedido foi no sentido de que, se houver sobra que seja pago, mas se não houver, que vá para o banco de horas, mas o importante é que nenhum servidor fique sem a devida remuneração do trabalho extraordinário.”, disse Ribamar.
Segurança nas eleições
O Presidente do TSE disse que a “segurança dos servidores durante as eleições” é tema recorrente nas reuniões do Órgão e que já está sendo providenciada segurança composta pela polícia militar e civil em todos os cartórios eleitorais do Brasil.
Durante a reunião, a comitiva também falou da invisibilidade dos servidores da justiça eleitoral na abordagem sobre a segurança nas eleições. O Presidente se comprometeu a enfatizar os servidores nesses diálogos.
O coordenador Ribamar está otimista com as providências que devem ser tomadas e, ao fim da reunião, avaliou a mesma como positiva e amistosa.