Dois tribunais já sinalizaram que vão trabalhar em regime de teletrabalho durante o Evento.
Preocupado com o funcionamento dos órgãos do Judiciário Federal na Região Metropolitana de Belém durante o período da COP 30, de 10 a 21 e novembro próximo, o Sindjuf-PA/AP enviou ofício aos Tribunais do Poder Judiciário Federal, em Belém, apontando possíveis transtornos no deslocamento de servidores e usuários dos serviços desses tribunais durante a COP.
No ofício, o Sindicato solicita informações sobre o funcionamento desses órgãos e sugere a implementação temporária do teletrabalho ou mesmo “readequação de prazos e audiências” para que usuários dos serviços da justiça também não sejam prejudicados com as possíveis mudanças que poderão acontecer nesse período.
“Considerando a magnitude do evento e o impacto esperado na rotina urbana, não apenas na capital paraense, mas em toda a região metropolitana, é previsível que ocorram significativas alterações no trânsito, segurança e acesso a diversas regiões da cidade, o que pode comprometer substancialmente o deslocamento seguro e regular das servidoras e dos servidores, bem como da população que busca atendimento nos órgãos judiciários”, ressalta o ofício enviado pelo Sindicato. Dois Tribunais já deram resposta positiva às questões levantadas pelo Sindjuf-PA/AP.
Tribunais Respondem Ofício do SINDJUF-PA/AP
O TRT/8ª Região e a Sessão Judiciaria Federal do Pará, informaram em resposta ao ofício do Sindicato, que irão funcionar em regime de teletrabalho. O TRT/8ª vai funcionar em regime de teletrabalho em toda a Região Metropolitana, bem como o Fórum Trabalhista de Abaetetuba, porém algumas unidades devem manter atendimento presencial como, por exemplo, a secretaria-geral da presidência, que vai funcionar com um servidor.
Já a Sessão Judiciária Federal do Pará vai funcionar em teletrabalho somente na Sede em Belém/PA. A Sessão Judiciária de Castanhal funcionará sem alteração. Deverá ser mantido o funcionamento presencial para os serviços considerados essenciais ao pleno funcionamento da seccional, entre os quais segurança, T.I. protocolo e recepção.





