Imunização acontece somente em UBSs, shoppings, faculdades e drive-thru. Confira locais e horários.
Macapá continua nesta segunda-feira (23) a vacinação de todas as crianças de 10 e 11 anos, além de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.
Além disso, segue a oferta da 1ª dose para quem não tomou nenhum imunizante e a 2ª dose ou dose de reforço para quem está dentro do prazo previsto para AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) passaram a oferecer nos mesmos postos e mesmos horários a vacina Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). O imunizante é aplicado em todos acima dos 6 meses de idade.
A vacinação contra a influenza segue suspensa por falta de doses e a capital aguarda chegada de novo lote para retomar a aplicação.
Confira a seguir os postos da SVS e horários, lembrando que neste domingo não haverá vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nem nos postos drive-thru.
Quem pode se vacinar contra Covid-19?
Para a 1ª dose, pessoas a partir de 12 anos;
Para a 2ª dose, pessoas que já completaram o intervalo necessário entre a primeira e a segunda aplicação, de acordo com o imunizante utilizado;
- AstraZeneca: quem tomou a 1ª dose há 8 semanas ou mais;
- Pfizer: quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias ou mais;
- CoronaVac: quem tomou a 1ª dose há 30 dias, ou de acordo com o que está no período indicado no cartão do usuário.
Para a dose de reforço, podem tomar pessoas com 18 anos ou mais com ou sem comorbidades, idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos 4 meses; e pessoas imunossuprimidas que tenham tomado a 2ª dose ou dose única há mais de 21 dias.
As pessoas imunossuprimidas fazem parte do grupo contemplado pois possuem algum tipo de deficiência imunológica. Fazem deste grupo: indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3; Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; Pessoas com lúpus Pessoas com artrite reumatoide; Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; Pessoas com neoplasias hematológicas e demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias.
São consideradas comorbidades para vacinação de crianças de 5 a 11 anos: Insuficiência cardíaca; cor-pulmonante e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosa; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; talassemia; síndrome de Down; autismo; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática e HIV.
Locais de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)
Das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Fazendinha, Coração, Marabaixo, Padre Raul Matte, Leozildo, Congós, Pedrinhas, São Pedro, Rosa Moita, Raimundo Hozanan, Cidade Nova, Pacoval, Novo Horizonte, Brasil Novo, Curiaú, BR-210 e Marcelo Cândia.
- 1ª dose para todas as crianças de 10 e 11 anos e crianças de 5 a 11 anos com comorbidades
Pontos extras (de 9h às 15h)
Locais: Amapá Garden Shopping , Macapá Shopping, Villa Nova Shopping, Famap, Estácio Seama, drive-thru Praça Floriano Peixoto, drive-thru Zerão.
- 1ª dose para o público em geral de 12 anos ou mais;
- 2ª dose de AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac;
- Dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos de idade, inclusive as imunossuprimidas, idosos e profissionais da saúde;
- Reforço da Janssen para quem recebeu a 1ª dose com o mesmo imunizante.
Documentos necessários para vacinação contra Covid-19
Para a 1ª dose: originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação; no caso dos adolescentes é obrigatória a presença do responsável.
Para 2ª dose: carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose.
Dose de reforço: carteira de vacinação com a indicação da aplicação da 2ª dose da vacina.
Os profissionais da saúde precisam apresentar comprovante ou declaração de vínculo (contracheque, crachá ou documento da instituição).
Por g1 AP — Macapá
Foto/Crédito: Jefferson Peixoto/Secom – FOTOS PÚBLICAS