Um marco histórico para o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA): Belém se destacou como a primeira capital brasileira a ter seu resultado matematicamente definido, por volta das 17h57, para o 2º Turno das Eleições Municipais 2024. A apuração de 100% das seções foi finalizada às 18h59.
Esse desempenho é resultado da meticulosa organização e trabalho preventivo realizado pelos servidores do TRE-PA, que inicialmente estipulou a meta de divulgação dos resultados para às 18h, superando essa expectativa em quase três minutos.
Apuração em tempo recorde no Estado
O TRE-PA também celebrou a conclusão da apuração em tempo recorde em todo o Pará, com os resultados de todos os municípios totalizados às 22h24, um feito histórico para o Tribunal no primeiro turno das eleições. Essa eficiência é resultado de uma revisão abrangente da logística, que envolveu mais de 5.830 locais de votação em todo o estado, como explica o secretário de Tecnologia da Informação, Felipe Brito.
“O TRE tocou o projeto ‘Eleições no Mapa’, que permitiu o georreferenciamento das localidades, com apresentação de informações de forma gráfica e visual.”
Outro fator que contribuiu para a agilidade na contagem dos votos, especialmente em localidades remotas, foi a tecnologia chamada JE-Connect. Essa inovação permite que os resultados das urnas sejam enviados diretamente dos locais de votação por meio de qualquer computador, utilizando uma Rede Virtual Privada. O secretário também atribui à tecnologia o sucesso no cálculo de votos.
Preparação e inovações
Outro aspecto importante para o êxito da eleição foi o mapeamento prévio das localidades e a realização de simulações com as equipes, o que possibilitou mitigar potenciais erros. “Isso tudo contou com a participação intensa da equipe da Secretaria de Tecnologia e Informação, composta por servidores experientes, além da contribuição das zonas eleitorais, que supervisionam o processo nessas áreas. Vale ressaltar também a presença de profissionais da STI em localidades mais complexas, tanto servidores quanto colaboradores, que se deslocaram de duas a três semanas antes do pleito para acompanhar essa revisão logística e auxiliar em todos os testes necessários para o alcance da meta.”, explica o secretário.
O futuro das eleições no Pará
Felipe Brito também se mostra otimista em relação ao futuro, com a implementação de um novo projeto chamado “Voto Ágil”. “Este projeto, apenas nesta eleição, criou mais de 500 locais de votação, reduziu a quantidade de eleitores por seção e possibilitou que a votação fosse mais célere, tranquila e sem filas. O nosso objetivo com o Voto Ágil é chegar ao ano de 2030 com seções que tenham um teto na quantidade de eleitores, para que, mesmo em eleições gerais, possamos lidar com um maior volume de votos, garantindo uma sensação de conforto e agilidade durante a votação.”
Para o 2º Turno, o TRE-PA mantém a expectativa de que a colaboração e dedicação da Justiça Eleitoral resultem em eleições igualmente céleres e organizadas, seguindo o exemplo do bem-sucedido 1º Turno, encerrado no último domingo, 6.
Legenda: Na foto, o secretário Felipe Brito (à esquerda) está ao lado da diretora-geral Nathalie Castro (no centro) e do chefe do Gabinete de Polícia Judicial, Alexandre Santos (à direita).
Foto/Crédito: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.