terça-feira, 29 abril, 2025
spot_img

Delegação do SINDJUF-PA/AP participa do XII Congresso da Fenajufe em Foz do Iguaçu/PR

Trabalhadores do Judiciário Federal de todo o país discutem desde sábado, em Foz do Iguaçu, os rumos da categoria e fortalecimento da mobilização nacional, durante o XII Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União – XII Congrejufe. A importância da unidade da categoria para enfrentar os desafios atuais e avançar nas conquistas trabalhistas norteou os debates do primeiro dia do Congresso.

Após mais de 10 horas de viagem, a delegação do Sindjuf-PA/AP desembarcou em Foz do Iguaçu/PR para participar do Congresso, que vai até o dia 1º de maio. A cerimônia de abertura contou com a saudação de representantes da Fenajufe e dos Sindicatos anfitriões: o Sinjutra/PR, que representa os servidores da Justiça do Trabalho; e o Sinjuspar, que atua como representante dos servidores dos demais ramos do Judiciário Federal no Estado do Paraná.

Unidade na Luta apresenta resultados importantes

Um dos momentos marcantes da abertura foi o anúncio da unificação entre os dois Sindicatos Paranaenses, passo importante para o fortalecimento da categoria em nível nacional. A unificação, prevista para ocorrer em breve, reforça o compromisso com a luta coletiva e a necessidade de fortalecimento institucional para enfrentar os retrocessos. O Sinjutra/PR, que celebra 35 anos de história, deverá se unir ao Sinjuspar, num movimento visto como estratégico para toda a base dos Servidores do Judiciário Federal.

Para a coordenadora do Sindjuf-PA/AP, Maria da Conceição Lima da Mota (TRE/PA – Aposentada), a unificação é fundamental para o fortalecimento da categoria. Ela ressaltou que a participação ativa da delegação do Pará/Amapá em todas as discussões, mesmo após uma longa jornada de viagem, demonstra o comprometimento dos representantes com as pautas e com as lutas da classe.

Além dos representantes sindicais, participaram das mesas de abertura parlamentares, entidades representativas do Judiciário Federal e Estadual, Centrais Sindicais e organizações internacionais de trabalhadores, fortalecendo o caráter plural e de articulação ampla do Congrejufe.

 

Cultura local foi celebrada na abertura

A diversidade cultural da região trinacional foi celebrada com uma apresentação contagiante do Grupo Folclórico “Dança de La Botelha”, que trouxe aos participantes ritmos típicos e manifestações culturais locais. A apresentação reforçou o objetivo dos organizadores de valorizar a riqueza cultural da fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Debates de conjuntura aproximam as lutas dos trabalhadores

O primeiro dia de atividades foi encerrado com a mesa de Conjuntura, que promoveu importantes reflexões sobre a realidade social, econômica e política enfrentada pela classe trabalhadora no Brasil e no mundo. O painel contou com as participações do professor Rogério Lustosa (IFBA), do chefe de gabinete do Deputado Federal Patrus Ananias (PT-MG), Eugênio Pasqualini, e da Secretária de Políticas Sociais da CUT, Jandira Uehara. Os debatedores abordaram a necessidade de unificar as lutas dos trabalhadores como um todo, destacando que todos enfrentam ataques semelhantes em direitos e condições de trabalho.

Para os painelistas, a articulação conjunta é essencial para a construção de uma resistência sólida contra a precarização e o desmonte dos serviços públicos e dos direitos trabalhistas.

As atividades do primeiro dia encerraram-se por volta das 22h. O XII Congresso da Fenajufe segue ao longo da semana com mesas de debates, grupos de trabalho e deliberações que definirão os rumos da luta sindical para os próximos anos.

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS