No próximo dia 28, sindicatos de trabalhadores do Judiciário Federal de todo o Brasil farão atos em alusão ao Dia Nacional de Paralisação e Mobilização nos Estados. A data foi tirada em assembleia realizada durante o 12º Congrejufe, que se encerrou em 1º de maio, em Foz do Iguaçu/Pr. O objetivo é pressionar o Supremo Tribunal Federal por reposição salarial e reestruturação da carreira dos servidores e servidoras do Poder Judiciário da União (PJU).
A mobilização dos servidores do judiciário federal em Belém se dará em frente aos Tribunais Federais com a distribuição de material informativo sobre as lutas da categoria por reposição das perdas salariais e pela aprovação do projeto do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), proposto pela Fenajufe. Os pedidos ao Supremo Tribunal Federal (STF) já se arrastam desde 2023 sem que a Corte tenha dado posição à Fenajufe.
A última atualização da carreira do PJU aconteceu em 2006 e desde então várias mudanças já aconteceram no cenário do Judiciário, como a implementação do processo judicial eletrônico, que trouxe grandes impactos aos servidores. Um anteprojeto elaborado pela Fenajufe já foi apresentado a vários segmentos do Judiciário.
A construção da proposta do anteprojeto contou com vários debates ao longo dos anos, sendo consolidada e aprovada na Plenária de Belém, em 2023. A mobilização em 2025 visa garantir recursos no orçamento de 2026 para uma melhor remuneração aos trabalhadores do Judiciário.
Com informações do site da Fenajufe.