A Federação também reforçou compromisso com propostas aprovadas em suas instâncias deliberativas
A Fenajufe se reuniu com representantes da Associação Nacional do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Anajus) — em formato virtual — nessa quarta-feira (30). Na ocasião, a entidade expôs preocupações quanto às pautas específicas dos analistas. A Federação, por sua vez, destacou a importância da unidade entre todos os cargos do PJU.
Participaram da reunião as coordenadoras Soraia Marca, Juliana Rick, Sandra Dias, Luciana Carneiro, Nélia Matos, Maria José Olegário, Paula Meniconi, Márcia Bueno, Kelma Lara Costa Rabelo Lima e Samanta Gazelli, além dos coordenadores Edson Mouta, Fernando Guetti e Júlio César Daru.
A Anajus apresentou preocupações do segmento em relação à carreira. A Fenajufe reforçou que todas as propostas seguem o que foi aprovado pelas suas instâncias deliberativas, como a Resolução 61 do anteprojeto de reestruturação discutido e aprovado na Plenária Nacional de Belém, em 2023. O projeto foi construído de forma coletiva, por meio dos encontros nacionais de carreira promovidos pela Federação, com foco na valorização de todos os segmentos, incluindo os analistas. Uma das principais reivindicações — a equivalência da malha salarial do PJU às carreiras do ciclo de gestão, como Banco Central, Tesouro Nacional e Receita Federal — está contemplada na proposta, garantindo reconhecimento compatível com as responsabilidades do cargo.
A Fenajufe também reforçou que é fundamental que os servidores e servidoras estejam organizados em seus sindicatos de base, participem ativamente das mobilizações convocadas pelos sindicatos e pela Federação. Somente com unidade e engajamento será possível avançar nas pautas e conquistar vitórias concretas.
A associação se comprometeu a enviar um documento com as demandas discutidas. Uma nova reunião será agendada para dar continuidade ao diálogo, que pode fortalecer a luta conjunta dos servidores do PJU e MPU— especialmente diante dos ataques à categoria e da concentração orçamentária nas mãos da magistratura.
A Fenajufe reforça que o momento exige mobilização e que suas portas seguem abertas para ouvir e dialogar com todos os cargos do PJU.
Fernanda Miranda / Jornalista da Fenajufe
Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias-da-fenajufe/em-reuniao-com-a-anajus-fenajufe-defende-unidade-entre-cargos-do-pju-e-reafirma-ciclo-de-gestao-para-analistas/