No dia 8 de dezembro, data em que também se celebra o Dia da Justiça, a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) completou 32 anos de fundação. O Sindjuf-PA/AP, um dos sindicatos filiados à Federação, homenageia a entidade, destacando sua importância na luta pela valorização da categoria.
Uma trajetória de luta pela unidade da categoria
Criada em 8 de dezembro de 1992, a Fenajufe nasceu com o objetivo de unificar, em âmbito nacional, a luta dos trabalhadores do Judiciário Federal e do MPU.
O coordenador do Sindjuf-PA/AP, Waldson Silva, fez questão de destacar a relevância da Fenajufe e a importância de manter a unidade da categoria diante dos desafios atuais. “São 32 anos de uma entidade que nasceu para defender a categoria unificada. Neste momento, em que a Fenajufe sofre ataques e enfrenta tentativas de dividir os servidores do Judiciário Federal e do MPU, é fundamental reforçar nosso apoio a essa entidade que é o caule de uma árvore com 25 galhos – os sindicatos locais”, afirmou.
Defesa da unidade e protesto contra divisões na categoria
Waldson fez um apelo à categoria para que rejeite movimentos que buscam enfraquecer a representatividade e a coesão da classe trabalhadora, como a tentativa de criação de uma entidade nacional voltada exclusivamente aos oficiais de justiça. “Os oficiais de justiça estão pisando em brasa ao considerar filiações fora dos sindicatos locais. Quem vai defendê-los em suas cidades e locais de trabalho? São os sindicatos locais, que têm a proximidade necessária para entender e lutar pelas demandas específicas de cada região”, alertou.
Gratidão e reconhecimento
Encerrando sua mensagem, Waldson reafirmou seu compromisso e carinho pela Fenajufe: “Parabenizo essa entidade que eu ajudei a fundar e que hoje é essencial para a nossa categoria. Nesses 32 anos de existência da nossa entidade-mãe, deixo meu abraço a todos os companheiros que constroem essa história de luta e resistência. Viva a Fenajufe e a unidade da nossa categoria!”
O Sindjuf-PA/AP reforça os votos de vida longa à Fenajufe e reafirma seu compromisso de caminhar ao lado da entidade na defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores do Judiciário Federal e MPU. Parabéns, Fenajufe!