Federação convocou delegações a Brasília nesta semana de 3 a 7 e na próxima de 10 a 14 de outubro
Fenajufe e Sindicatos de base se reuniram, na manhã desta terça-feira (4), para definir as estratégias para esta semana de mobilização no Congresso Nacional pela derrubada do veto ao nível superior (NS) no PL 3662/21 (veto nº 51/2022). O PL extingue cargos de auxiliar e de técnico judiciário e cria cargos de analista no âmbito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Pela Fenajufe, participação das coordenadoras Lucena Pacheco, Sandra Dias, Soraia Marca e Márcia Pissurno e dos coordenadores Fábio Saboia e Roberto Policarpo. Representação dos Sindicatos: Sisejufe/RJ, Sindiquinze/SP, Sitraemg/MG, Sindjufe/MS, Sindissétima/CE, Sintrajufe/CE e Sindjuf/PB.
As análises técnicas ficaram a cargo da assessora técnica da Fenajufe, Vera Miranda, do assessor Luiz Felipe Freitas e do jornalista Antônio Augusto de Queiroz (Toninho do Diap) da Assessoria Parlamentar da Fenajufe.
A Fenajufe convocou os Sindicatos de base a enviarem delegações a Brasília nas semanas de 3 a 7 e 10 a 14 de outubro para esforço concentrado junto aos parlamentares. Além disso, orientou as entidades a chamarem reunião de urgência de seus Núcleos/Coletivos de técnicos para discutirem estratégias de atuação para derrubada do veto 51/2022.
O PL 3662/21 foi aprovado no Congresso Nacional com duas emendas articuladas pela Federação: uma que trata da essencialidade dos técnicos e analistas para a atividade Judicial e, a segunda, que estabelece o nível superior para ingresso na carreira de técnico judiciário.
No 21 de setembro foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Lei nº 14.456/22 com veto aos artigos 1º e 4º do projeto, objetos do veto nº 51/2022, que tratam do ingresso para o nível superior.
Raphael de Araújo
Foto/Crédito: Fenajufe