quarta-feira, 12 março, 2025
spot_img

Fenajufe solicita à PGR arquivamento de representações que questionam lei que garantiu NS para técnicos do MPU

Fenajufe e a AJN continuarão acompanhando de perto as movimentações jurídicas e trabalhando em defesa da Lei 14.591/23 e dos direitos assegurados pela norma

A Fenajufe participou de uma audiência na Procuradoria-Geral da República nessa quinta-feira (22) para solicitar o arquivamento de representações que questionam o artigo 3º da Lei 14.591/2023 que alterou para nível superior (NS) a forma de ingresso para os cargos de técnicos do MPU.

Representando a Federação, estiveram presentes as coordenadoras Lucena Pacheco e Luciana Carneiro, acompanhadas do advogado João Marcelo, da Assessoria Jurídica Nacional (AJN-Cezar Britto Advogados Associados), e foram recebidos pela coordenadora da Assessoria Jurídica Constitucional, Renata de Almeida Pafiadache e pelo membro auxiliar, o procurador Joaquim da Costa Neto.

A Lei 14.591/23 foi promulgada integralmente em 14 de dezembro de 2023, após a derrubada do veto 10/23 no Congresso Nacional. Entretanto, posteriormente foram protocoladas representações propondo ação direta de inconstitucionalidade contra o dispositivo que exige curso de ensino superior completo para ingresso nos cargos de técnico do MPU e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), alegando inconstitucionalidade formal, ou seja, vício de iniciativa.

A discussão sobre o NS já estava em andamento na Comissão de Carreira do MPU e foi impulsionada pela aprovação da Lei 14.456/22 que estabeleceu o nível superior como requisito para ingresso no cargo de técnico judiciário do Poder Judiciário da União (PJU). Contudo, diante da falta de avanços significativos, a Federação optou por buscar uma solução legislativa para corrigir essa discrepância, dado que os técnicos estavam desempenhando as mesmas atividades profissionais exigidas para os cargos de nível superior. Portanto, tornou-se necessário atualizar os critérios de ingresso na carreira.

Durante a reunião, as coordenadoras detalharam todo o trabalho político realizado pela Federação e pelos Sindicatos de base, por cerca de um ano, até alcançar esse direito às servidoras e servidores do MPU que só foi possível por causa da referida lei. A Fenajufe atuou na articulação de quatro emendas que foram apresentadas pela deputada Erika Kokay (PT-DF) e pelo deputado Zeca Dirceu (PT/PR) ao então PL 2969/22. Inclusive, a época, a deputada apresentou as emendas ao então procurador-geral da República, Augusto Aras, que acatou as proposições.

Já a parte técnica e jurídica, o advogado João Marcelo apresentou os argumentos para sustentar a constitucionalidade da normativa questionada. Entre os pontos defendidos, destacou que as emendas parlamentares aos projetos de lei de iniciativa privativa do Poder Executivo e Judiciário são admitidas, desde que guardem pertinência temática com o projeto e não impactem no aumento de despesas.

O procurador e a coordenadora jurídica da PGR ouviram atentamente os argumentos apresentados e se comprometeram a analisar os documentos enviados. A Federação e a AJN continuarão acompanhando de perto as movimentações jurídicas e trabalhando em defesa da Lei 14.591/23 e dos direitos assegurados pela norma.

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[tdn_block_newsletter_subscribe title_text="CADASTRE SEU EMAIL" description="UEFSQSUyMFJFQ0VCRVIlMjBOT1NTQVMlMjBOT1QlQzMlOERDSUFTJTIwRElBUklBTUVOVEUu" input_placeholder="Informe seu email" tds_newsletter2-image="5" tds_newsletter2-image_bg_color="#c3ecff" tds_newsletter3-input_bar_display="row" tds_newsletter4-image="6" tds_newsletter4-image_bg_color="#fffbcf" tds_newsletter4-btn_bg_color="#f3b700" tds_newsletter4-check_accent="#f3b700" tds_newsletter5-tdicon="tdc-font-fa tdc-font-fa-envelope-o" tds_newsletter5-btn_bg_color="#000000" tds_newsletter5-btn_bg_color_hover="#4db2ec" tds_newsletter5-check_accent="#000000" tds_newsletter6-input_bar_display="row" tds_newsletter6-btn_bg_color="#da1414" tds_newsletter6-check_accent="#da1414" tds_newsletter7-image="7" tds_newsletter7-btn_bg_color="#1c69ad" tds_newsletter7-check_accent="#1c69ad" tds_newsletter7-f_title_font_size="20" tds_newsletter7-f_title_font_line_height="28px" tds_newsletter8-input_bar_display="row" tds_newsletter8-btn_bg_color="#00649e" tds_newsletter8-btn_bg_color_hover="#21709e" tds_newsletter8-check_accent="#00649e" embedded_form_code="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" descr_space="eyJhbGwiOiIxNSIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE1In0=" tds_newsletter="tds_newsletter3" tds_newsletter3-all_border_width="0" btn_text="ENVIAR" tds_newsletter3-btn_bg_color="#ea1717" tds_newsletter3-btn_bg_color_hover="#000000" tds_newsletter3-btn_border_size="0" tdc_css="eyJhbGwiOnsibWFyZ2luLXRvcCI6IjMwIiwibWFyZ2luLWJvdHRvbSI6IjAiLCJiYWNrZ3JvdW5kLWNvbG9yIjoiI2E3ZTBlNSIsImRpc3BsYXkiOiIifSwicG9ydHJhaXQiOnsiZGlzcGxheSI6IiJ9LCJwb3J0cmFpdF9tYXhfd2lkdGgiOjEwMTgsInBvcnRyYWl0X21pbl93aWR0aCI6NzY4fQ==" tds_newsletter3-input_border_size="0" tds_newsletter3-f_title_font_family="445" tds_newsletter3-f_title_font_transform="uppercase" tds_newsletter3-f_descr_font_family="394" tds_newsletter3-f_descr_font_size="eyJhbGwiOiIxMiIsInBvcnRyYWl0IjoiMTEifQ==" tds_newsletter3-f_descr_font_line_height="eyJhbGwiOiIxLjYiLCJwb3J0cmFpdCI6IjEuNCJ9" tds_newsletter3-title_color="#000000" tds_newsletter3-description_color="#000000" tds_newsletter3-f_title_font_weight="600" tds_newsletter3-f_title_font_size="eyJhbGwiOiIyMCIsImxhbmRzY2FwZSI6IjE4IiwicG9ydHJhaXQiOiIxNiJ9" tds_newsletter3-f_input_font_family="394" tds_newsletter3-f_btn_font_family="" tds_newsletter3-f_btn_font_transform="uppercase" tds_newsletter3-f_title_font_line_height="1" title_space="eyJsYW5kc2NhcGUiOiIxMCJ9"]