O sindicalizado Arcelino Barros, Oficial de Justiça da Justiça Federal do Pará, está em Brasília e participou na manhã de hoje (13) na sede da Fenajufe de uma reunião para alinhar o trabalho defesa da aprovação do reajuste salarial e pela derrubada do veto 51/22 ao NS.
Os representantes sindicais articularam estratégias para atuação nesta semana no Congresso Nacional.
Arcelino enviou ao Sindicato alguns informes sobre temas destaques das mobilizações.
►Reajuste Salarial: O PL 2441 do Judiciário Federal e PL 2442 do MPU cogitasse a votação dos dois projetos em um único pacote na última seção de 2022.
►PEC da Transição: negociasse que a sua aprovação seja somente por 1 ano e não por 4 anos. Assim, pode-se rever de ano a ano.
►VPNI dos Oficiais de Justiça: a decisão final foi que essa vantagem não seria retirada, mas ela seria absorvida pelos reajustes posteriores. A intenção é que isso seja corrigido por uma emenda para que os Oficiais não fiquem sem reajuste.
►NS – Veto 51: o veto ao PL do NS fundamentou-se por vício de iniciativa, pois não foi um PL de iniciativa do presidente do STF. A iniciativa partiu do TJDFT
►Votação do orçamento: Será votado após a apreciação dos vetos, por isso o trabalho deve ser feito junto às lideranças para tentar derrubar o veto 51.