terça-feira, 9 dezembro, 2025
spot_img

FORMAÇÃO: Fenajufe participa da 31ª edição do Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação

O mote “Comunicação e mobilização da classe trabalhadora na era digital” norteou os debates

A Fenajufe participou da 31ª edição do Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, entre os dias 4 e 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. Com o mote “Comunicação e mobilização da classe trabalhadora na era digital”, o NPC reuniu dirigentes, lideranças e comunicadores dos movimentos sindical e social de todo o país.

Pela Federação, participaram as coordenadoras de Imprensa e Comunicação Sandra Dias e Juliana Rick.

A edição deste promoveu debates com temas relevantes e necessários, como comunicação sindical na prevenção ao adoecimento mental; inteligência artificial e big techs; extrema-direita e imperialismo: cenário político e social brasileiro, dentre outros.

Para as coordenadoras, diante do avanço da inteligência artificial e seus impactos nas relações de trabalho, em um cenário que as big techs controlam os fluxos de informação e a extrema-direita investe pesado em desinformação, é necessário fortalecer cada vez mais a comunicação sindical com novas estratégias e ferramentas que fortaleçam as pautas da classe trabalhadora e que sejam capazes de combater esses retrocessos. Nesse sentido, o curso do NPC é referência. As coordenadoras sairam de lá com mais convicção sobre a importância da comunicação na defesa do serviço público e da democracia.

Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC

O NPC é uma organização civil sem fins lucrativos, fundada na década de 1990, com sede no Rio de Janeiro e foi idealizado por militantes, sindicalistas, jornalistas e ativistas — entre eles a jornalista e ativista Cláudia Santiago e o metalúrgico e militante da comunicação Vito Giannotti.

Sua missão é promover a “comunicação popular e sindical” — ou seja, facilitar a comunicação de trabalhadores, sindicatos, movimentos sociais, comunidades periféricas, grupos de mulheres, quilombolas, indígenas e outros setores historicamente minorizados.

O NPC é referência para quem faz (ou quer fazer) “comunicação de classe trabalhadora”: sindicalistas, trabalhadores, comunicadores, professores, estudantes e militantes.

Fernanda Miranda / Jornalista da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias-da-fenajufe/fenajufe-participa-da-31a-edicao-do-curso-anual-do-nucleo-piratininga-de-comunicacao/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS