sábado, 19 abril, 2025
spot_img

Governo federal prepara maior contratação de servidores dos últimos dez anos

Contratações, contudo, não têm data para serem efetivadas

As 6.640 vagas abertas na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) vão configurar a maior contratação de servidores efetivos em uma década. Com base nos dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP), excluindo as vagas de Universidades e Institutos Federais, o concurso deve reformular O quadro de servidores da administração federal. As contratações, contudo, não têm data para serem efetivadas.

Em 2023, ano em que o primeiro CNU foi autorizado, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) aprovou a realização de concursos públicos para 9.066 cargos efetivos, somando tanto o CNU quanto outros certames em andamento. Já em 2024, mais 2.282 vagas foram autorizadas, ampliando o número de contratações previstas para os próximos anos.

José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI, destaca que a recomposição da força de trabalho é fundamental para garantir a continuidade dos serviços prestados pelo Estado à população.

– O que está em jogo é a própria continuidade das políticas públicas, que dependem de servidores qualificados para serem implementadas.

Redução da força de trabalho

Outro ponto é o impacto das aposentadorias na força de trabalho do setor público. Atualmente, cerca de 66,3 mil servidores federais estão em abono de permanência, aguardando para se aposentar ou para alcançar a aposentadoria compulsória, que ocorre aos 75 anos.

As projeções para os próximos anos indicam que cerca de 57 mil servidores do Executivo Federal devem se aposentar entre 2024 e 2026.

Foto/Crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Fonte: Extra (RJ)

Extraído de: https://wagner.adv.br/governo-federal-prepara-maior-contratacao-de-servidores-dos-ultimos-dez-anos/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS