quarta-feira, 10 dezembro, 2025
spot_img

INCLUSÃO: Decisão do CNJ sobre proposta de resolução acerca da política nacional dos direitos da pessoa com deficiência fica para 2026

Proposta de resolução deverá ser votada na primeira sessão ordinária do próximo ano

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou, nessa terça-feira (9), o julgamento da resolução que trata da nova Política Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência no âmbito do Poder Judiciário. O conselheiro Silvio Amorim leu o seu voto durante a 17ª sessão do colegiado, a última do ano; a resolução deverá ser votada na primeira sessão ordinária de 2026.

As coordenadoras Luciana Carneiro e Kelma Rabelo, plantonistas da semana, acompanharam a sessão no plenário do CNJ.

O conselheiro Amorim destacou que a proposta é um marco normativo importante e apontou que a proposta contém 121 artigos distribuídos em 11 capítulos.

Já o presidente Edson Fachin destacou que, a cada dia, é preciso reafirmar o compromisso com a inclusão e ressaltou o dever do CNJ com a construção de um Poder Judiciário que reconheça a dignidade de todas as pessoas, especialmente àquelas que mais enfrentam barreiras e dificuldades para sua interação, igualdade e condições.

A pauta é fundamental para o Coletivo Nacional da Fenajufe de Servidores e Servidoras com Deficiência do PJU e MPU, que tratou desse tema (e outros importantes) durante o encontro nacional ocorrido entre os dias 20 e 21 de setembro.

Raphael de Araújo / Jornalista da Fenajufe

Fonte: https://www.fenajufe.org.br/noticias-da-fenajufe/decisao-do-cnj-sobre-proposta-de-resolucao-acerca-da-politica-nacional-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-fica-para-2026/

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS