quarta-feira, 29 outubro, 2025
spot_img

MOBILIZAÇÃO SINDICAL: representantes do Sindjuf-PA/AP percorrem locais de trabalho e convocam luta contra a Reforma Administrativa

Cumprindo atividades pelo Dia da Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, coordenadores do Sindjuf-PA/AP estiveram nesta quarta-feira, 29, visitando locais de trabalho de servidores e servidoras do judiciário federal do Pará e Amapá, em Belém. O movimento alcançou o prédio-sede do TRE-Pará, Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), o Fórum Trabalhista e Fórum Eleitoral de Ananindeua, o Prédio do TRT-8ª, a Justiça Militar da União (JMU) e Justiça Federal do Pará.

A visita começou logo pela manhã no prédio-sede do TRE-PA e em seguida ao Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE). “Fomos muito bem recebidos no TRE, onde os colegas se solidarizaram com a luta e, inclusive, pediram a ficha de filiação ao sindicato”, disse a Coordenadora Conceição Mota (Ciça) (Administração e Organização Sindical), que fez a visita acompanhada da funcionária Paula Pinheiro. “Sentimos que os servidores estão entendendo que essa Reforma Administrativa (PEC 38/2025) é um ataque frontal aos direitos de servidores e servidoras e um desmonte total do serviço público”, disse a coordenadora que entregou o boletim informativo do Sindjuf-PA/AP e outros materiais informativos sobre a reforma.

Ela visitou também o Núcleo de Atendimento ao Eleitor onde conversou com eleitores sobre o assunto: “lembramos que essa Reforma fere diretamente o direito do cidadão, já que caminha para o estado mínimo, ou seja, um estado que diminui cada vez mais sua responsabilidade em oferecer serviços públicos ao cidadão”.

ANANINDEUA

Os Coordenadores Waldson Silva (Administração e Organização Sindical) e Marcos Araújo (Regional do Amapá), estiveram no Fórum Trabalhista e no Fórum Eleitoral de Ananindeua/PA, mobilizando e informando a categoria sobre os impactos da Reforma Administrativa para todos os servidores públicos e para a sociedade, além de repassarem outros informes sobre os PL’s 3084/2025 e 4750/2025, relativo à questão do Adicional de Qualificação (AQ) e do Reajuste da Categoria, respectivamente.

Fórum Trabalhista de Ananindeua/PA

No Fórum Trabalhista, os coordenadores Waldson Silva e Marcos Araújo, acompanhados do assessor da diretoria executiva, Fabrício Acácio, fizeram a entrega do material informativo do Sindicato, durante o café da manhã em homenagem ao dia do servidor (28/10). Na ocasião, os servidores reunidos em um momento de congraçamento, receberam as informações sindicais. Os coordenadores do Sindicato chamaram a atenção de que o projeto, protocolado na Câmara, representa um grande retrocesso e que, caso seja aprovado, afetará significativamente o serviço público do país.

Fórum Eleitoral de Ananindeua/PA

Durante a visita ao Fórum Eleitoral, os representantes sindicais, estiveram nas Zonas Eleitorais do Município de Ananindeua (43ª, 72ª e 107ª), na ocasião, foram feitas conversas com os servidores das Zonas Eleitorais, chamando a atenção para os riscos de uma reforma administrativa, que ataca os direitos dos trabalhadores do serviço público e prejudica a oferta dos serviços à população.

Para o Coordenador Waldson Silva, o Sindicato está fazendo o serviço de construir uma consciência coletiva sobre a luta contra a reforma administrativa, o coordenador destacou que a luta deve ser de todos, até porque mesmo os aposentados, correm riscos com a reforma que ataca os servidores.

Os coordenadores também aproveitaram para esclarecer sobre as ações judiciais do Sindicato em tramitação, questões relacionadas aos planos de saúde, abono de permanência e sobre o Plano de Cargos Carreiras e Salário.
Também participaram da mobilização pelo Dia da Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa os coordenadores Nilce Figueira (Formação Sindical e Assuntos de Cultura e Lazer) e Severino Vilhena. “Foi excelente a visita. Aproveitamos o momento para esclarecer e fornecer informações aos colegas sobre o projeto em andamento em Brasília, para que todos se juntem a nós nessa batalha”, disse a coordenadora Nilce Figueira.

O projeto de reforma em curso deixa a população de fora do debate, propõe avaliação de desempenho com caráter punitivo, ameaça a estabilidade dos servidores e servidoras e, sobretudo, ameaça implantar o estado mínimo, com a precarização e redução dos serviços públicos.

Por isso, o Sindjuf-PA/AP conclama os servidores e servidoras, sindicalizados ou não, a engrossarem a luta contra a desvalorização do servidor e precarização de direitos. Em síntese, para lutar juntos contra o desmonte dos serviços públicos e retirada de direitos das trabalhadoras e trabalhadores.

► Confira abaixo as fotos:

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS