sábado, 27 setembro, 2025
spot_img

MPU: Reunião na PGR frustra expectativas da categoria: proposta limita reajuste a 8% em 2026

Enquanto isso, Paulo Gonet se recusa a receber os servidores

A Fenajufe participou, nessa segunda-feira (22), de reunião na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR) com a subprocuradora-geral da República e secretária-geral do MPU, Eliana Péres Torelly de Carvalho, para tratar das demandas dos servidores do Ministério Público da União. Participaram a coordenadora da Federação Juliana Rick e a servidora Ana Paula Cusinato, representante da Comissão Pró-Fenajufe DF, além de dirigentes de diversas entidades sindicais.

Em pauta, estavam os projetos de lei do MPU que tratam da simetria em relação às propostas do Poder Judiciário da União (PJU). Entre os pontos discutidos, destacou-se a reivindicação de equiparação com a proposta de reajuste de 8% em três anos (2026, 2027 e 2028), já apresentada no âmbito do Judiciário, além do Projeto de Lei nº 3084/2025, que tramita no Congresso Nacional e trata do adicional de qualificação (AQ).

Apesar das expectativas, a reunião não trouxe avanços concretos. A representante da PGR alegou restrições orçamentárias e afirmou que não há espaço para assegurar a simetria com o Judiciário. A única proposta apresentada foi um reajuste limitado a 8% em julho de 2026, sem perspectivas adicionais.

Diante do impasse, os sindicatos devem se reunir, nesta terça-feira (23), para avaliar a situação, levar os informes à categoria e definir os próximos passos de mobilização. A convocação é dirigida a todos os servidores do MPU, reforçando a necessidade de unidade e participação ativa na luta por direitos e valorização.

Sem resposta do PGR

Cabe destacar que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se recusa a receber os servidores ou alguma comissão representativa desses. A Fenajufe, inclusive, desde a posse do PGR em dezembro de 2023, solicitou algumas audiências para tratar das demandas do MPU, mas não obteve retorno.

A Federação reforça a necessidade do diálogo com o PGR para que seja mantida a histórica simetria entre os servidores do MPU e PJU.


Raphael de Araújo / Jornalista da Fenajufe

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS