quinta-feira, 13 novembro, 2025
spot_img

Na COP30, CUT e Condsef/Fenadsef farão ato contra reforma administrativa

Movimentos sociais e lideranças indígenas também participarão do protesto. Retrocesso ambientais também estão na pauta do ato que tem como lema “Estado forte é condição para soberania e proteção ambiental”

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef/Fenadsef) farão ato contra a reforma administrativa, na sexta-feira (14), a partir das 9h, no Espaço Mundo do Trabalho, na COP30, em Belém do Pará. O Ato, que tem como lema “Estado forte é condição para soberania e proteção” reunirá representantes das três esferas do serviço público (municipal, estadual e federal), indígenas e de movimentos sociais.

O objetivo é marcar posição contra a proposta da reforma administrativa, que abre caminho para a precarização dos serviços públicos, substituindo servidores concursados por vínculos temporários, reduzindo a estabilidade e ampliando a influência de interesses privados sobre políticas sociais e ambientais.

Segundo nota no Instagram, as entidades organizadoras, CUT e Condsef/Fenadsef também destacam não haver proteção ambiental sem serviço público forte e servidores valorizados e afirmam que a reforma enfraquecerá a capacidade do Estado de combater crimes ambientais e de garantir a soberania sobre os territórios e recursos naturais.

O protesto também chamará atenção para outros retrocessos em curso no Congresso, como a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (Lei 15.190/2025) e a Lei 14.701/2023, que tenta institucionalizar o  marco temporal e restringir os direitos dos povos indígenas.

O ato, ainda, cobrará do governo posição firme contra a PEC 38/2025, reafirmando que o enfrentamento à crise climática exige políticas públicas robustas, servidores protegidos e compromisso real com o meio ambiente.

Participe!

Dia 14 de novembro, a partir das 9h, no Espaço Mundo do Trabalho, COP30.

 

Escrito por: Redação CUT | Editado por: Luiz R Cabral

Foto/Crédito: Instagram condsef_fenadsef e cutbrasil

Fonte: https://www.cut.org.br/noticias/na-cop30-cut-e-condsef-fenadsef-farao-ato-contra-reforma-administrativa-c962

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS