Para este ano de 2025, contudo, governo federal confirmou realização da segunda edição do certame
De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Esther Dweck, não haverá edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2026. A razão é o calendário eleitoral. Para este ano de 2025, contudo, o governo federal confirmou a realização da segunda edição do CNU.
“Nosso foco agora é fazer uma boa edição em 2025 para que os aprovados possam tomar posse ainda no próximo ano. Para 2026, a previsão é que não tenhamos concurso por causa das eleições”, reforçou Dweck.
Novas temáticas e conteúdos emergentes
A segunda edição do certame deve refletir mudanças nas prioridades do governo e nos desafios enfrentados pelo setor público. Especialistas apontam que temas como regulação da inteligência artificial, segurança de dados, mudanças climáticas e políticas sociais emergentes podem ganhar maior espaço nas provas.
Eventos de relevância global, como a realização da COP30 no Brasil e as eleições presidenciais nos Estados Unidos, também podem ser abordados no exame, especialmente em questões discursivas.
Outro fator a ser considerado é a inclusão das novas carreiras transversais anunciadas pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), como a “Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa” e a “Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico”, que terão 750 vagas cada.
Esses cargos exigem conhecimentos interdisciplinares e um enfoque maior em gestão pública e formulação de políticas governamentais.
Foto/Crédito: Wilson Dais/Agência Brasil
Fonte: https://extra.globo.com/economia/emprego/concursos/noticia/2025/04/nao-havera-concurso-nacional-unificado-em-2026-eleicoes-motivam-medida-explica-ministra.ghtml