quarta-feira, 2 abril, 2025
spot_img

Não haverá Concurso Nacional Unificado em 2026. Eleições motivam medida, explica ministra

Para este ano de 2025, contudo, governo federal confirmou realização da segunda edição do certame

De acordo com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Esther Dweck, não haverá edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) em 2026. A razão é o calendário eleitoral. Para este ano de 2025, contudo, o governo federal confirmou a realização da segunda edição do CNU.

“Nosso foco agora é fazer uma boa edição em 2025 para que os aprovados possam tomar posse ainda no próximo ano. Para 2026, a previsão é que não tenhamos concurso por causa das eleições”, reforçou Dweck.

Novas temáticas e conteúdos emergentes

A segunda edição do certame deve refletir mudanças nas prioridades do governo e nos desafios enfrentados pelo setor público. Especialistas apontam que temas como regulação da inteligência artificial, segurança de dados, mudanças climáticas e políticas sociais emergentes podem ganhar maior espaço nas provas.

Eventos de relevância global, como a realização da COP30 no Brasil e as eleições presidenciais nos Estados Unidos, também podem ser abordados no exame, especialmente em questões discursivas.

Outro fator a ser considerado é a inclusão das novas carreiras transversais anunciadas pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI), como a “Carreira de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa” e a “Carreira de Desenvolvimento Socioeconômico”, que terão 750 vagas cada.

Esses cargos exigem conhecimentos interdisciplinares e um enfoque maior em gestão pública e formulação de políticas governamentais.

Foto/Crédito: Wilson Dais/Agência Brasil

Fonte: https://extra.globo.com/economia/emprego/concursos/noticia/2025/04/nao-havera-concurso-nacional-unificado-em-2026-eleicoes-motivam-medida-explica-ministra.ghtml

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS