quarta-feira, 30 julho, 2025
spot_img

No STM, Fenajufe reafirma defesa da proposta consensuada no Fórum de Carreira

A Fenajufe se reuniu mais uma vez com o diretor-geral do Superior Tribunal de Militar (STM), José Carlos Nader Motta, nessa segunda-feira (28) para tratar do adicional de qualificação (AQ) e do reajuste salarial das servidoras e servidores.

Pela Fenajufe participaram as coordenadoras Soraia Marca e Luciana Carneiro. Além do DG, o encontro contou com a participação da diretora de Gestão e Pessoas, Ana Pimentel; do diretor de Orçamento e Finanças, Camilo Rey; e da assessora jurídica do STM, Fabíola de Lima.

Sobre o Adicional de Qualificação (AQ), as coordenadoras reafirmaram a defesa da proposta que foi consensuada no Fórum de carreira e reiteraram a discordância com a proposta apresentada pelos diretores-gerais dos tribunais superiores e do STF na última reunião, que condiciona a implementação do novo AQ à sanção do projeto de lei apenas a partir de julho de 2026.

Outro ponto abordado foi o pleito pelo reajuste de 15,93% — decorrente da elevação da Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ) para 165% e da aplicação de 5% sobre o Vencimento Básico (VB) com vigência em janeiro de 2026. A Fenajufe defende que tanto o pagamento do AQ quanto o reajuste sejam implementados a partir de janeiro de 2026.

O diretor-geral indicou, novamente, que a principal dificuldade é orçamentária. Ele ressaltou que a votação do orçamento ocorre na próxima semana e que, antes disso, não há como prever nada.

A Federação lembrou que as restrições orçamentárias continuam se limitando às demandas dos(as) servidores(as); enquanto que, para os magistrados, (as), não há nenhum freio quando se trata de orçamento.

Reestruturação da carreira

A Fenajufe reforçou que a categoria está mobilizada por essa pauta e pela reestruturação da carreira para o período 2027–2030, conforme discutido e aprovado no Fórum.

A mobilização será intensificada com paralisações, atos e greves, incluindo um ato nacional em frente ao Supremo Tribunal Federal, na próxima quarta-feira (6) de agosto. Em alguns estados, inclusive, a categoria já aprovou greve entre os dias 6 e 7.

Fonte: Fenajufe

Latest Posts

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS